Mesmo com as baixas temperaturas e o céu nublado, o tradicional desfile cívico em comemoração aos 194 anos da independência do Brasil movimentou a Avenida Medianeira na manhã desta quinta-feira, em Santa Maria.
Associação Santa-Mariense de Alzheimer realiza encontros mensais
De acordo com a comissão organizadora da Semana da Pátria, aproximadamente 6 mil pessoas, entre militares e civis, desfilaram. Quanto ao público, a estimativa da Brigada Militar (BM) é que houve 10 mil presentes.
A técnica de enfermagem Patrícia Souza, 30 anos, prestigiou o evento na companhia dos pais Sirlei, 53, e Osmar, 51.
Gerência Municipal começa a divulgar ocorrências de trânsito
– Foi muito lindo. O ruim foi o vento, mas trouxemos um chimarrão para disfarçar o frio – diz Patrícia.
Segundo informações do setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria (Basm), entre 8h e meio-dia, a temperatura ficou na casa dos 12ºC. Porém, devido ao vento de 20 km/h, a sensação térmica era de 7ºC.
O evento começou às 8h, com o hasteamento de bandeiras. Em seguida, os homenageados cruzaram a Medianeira para, assim, dar abertura ao desfile das unidades militares e, depois, das mais de 60 entidades civis. O tema municipal que embasou o desfile deste ano foi Santa Maria: Compromisso com a Educação.
O homenageado local foi o projeto Esperança/Cooesperança, que cruzou a Avenida com cestas de alimentos, representando empreendimentos solidários.
Das 6 mil pessoas que desfilaram, mais de mil – entre alunos e professores – são integrantes de escolas municipais. Com fantasias, faixas, cartazes e trabalhos feitos em aula, a comunidade escolar fez bonito na Avenida Medianeira.
Quem adorou o evento foi a pequena Michelle Oliveira, 8 anos. Ela diz que gosta do desfile das escolas para ver professores e amigos.
Michelle gostaria de ter participado, mas conta que a instituição em que estuda, a Escola Sérgio Lopes, não desfilou este ano. Junto com a menina, que vestia touca nas cores da bandeira, estava seu irmão Cauan,10 anos, a irmã, Cristiele, 13, a mãe, Cristiane, 34, e sua avó Elisa Maria, 56.
– Todos os anos, prestigiamos os desfiles. Este e o Farroupilha, no dia 20 de setembro. Quando a minha filha era criança, eu sempre trazia. Agora, trazemos os filhos dela, meu netos – comentou Elisa Maria.
O encerramento da Semana da Pátria aconteceu às 16h30min, em ato solene de extinção do fogo Simbólico, na Praça Saldanha Marinho.
7 de setembro
Público enfrenta o frio e acompanha o desfile cívico em Santa Maria
Cerca de 10 mil pessoas assistiram às entidades civis e unidades militares na Avenida Medianeira na manhã desta quarta
Alessandra Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project