O Procon de Porto Alegre orienta os consumidores sobre como ter acesso aos serviços oferecidos pelos bancos durante a greve dos bancários, que começou nesta terça-feira (6). O órgão alerta que a paralisação não isenta o cliente do pagamento de contas e que é necessário buscar alternativas, sob pena de multa.
Na tarde de hoje, a reportagem da Gaúcha circulou por 25 agências bancárias nas avenidas Protásio Alves, Carlos Gomes, Plínio Brasil Milano e Assis Brasil, na zona norte, e na 24 de Outubro, e não encontrou nenhuma aberta. A Febraban não tem balanço de adesão à greve no primeiro dia. De acordo com o Sindibancários, 245 agências ficaram paralisadas em Porto Alegre e Região Metropolitana.
Entre as alternativas aos consumidores para o pagamento de boletos, saques e depósitos, estão os terminais de autoatendimento e as agências lotéricas.
Também é opção o internet banking, que pode ser usado para consultas de saldo, extrato, além de transferências e pagamentos de contas. O Procon de Porto Alegre alerta que os bancos têm responsabilidade de manter esses canais alternativos em funcionamento e os envelopes de depósito disponíveis.
A orientação para o correntista que eventualmente não conseguir utilizar os canais alternativos é informar o banco pelo call center, anotar o número de protocolo e realizar denúncia no Procon.
Confira os canais alternativos:
Caixas eletrônicos
Neles, pode-se pagar contas não vencidas, fazer saques e depósitos, consultar salto e retirar extrato, fazer transferências, sacar benefícios sociais, fazer bloqueio e desbloqueio de cartões, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes bancários
São estabelecimentos credenciados pelos bancos, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Neles, é possível pagar contas, sacar dinheiro e benefícios, fazer depósitos, consultar saltos e extratos, entregar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Internet banking
Para consultar saldo, extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas; para fazer e agendar pagamentos; para fazer transferências e para solicitar e desbloquear talões de cheques, solicitar, consultar e cancelar débito automático, empréstimos e outros.
Mobile banking
Para consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar contaS, entre outros.
Banco por telefone
Para tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc.