Bancários decidiram continuar em greve após fracasso de nova rodada de negociação na terça-feira (14), quando completou uma semana da paralisação. Balanço do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e região, da primeira semana da mobilização, aponta 41 agências que aderiram na Serra. São 35 bancos de Caxias do Sul, cinco deles com atendimento parcial. Um novo levantamento será realizado nesta quarta (15) para conferir se a adesão foi ampliada. Segundo o sindicato, no início da greve na semana passada, eram 20 agências.
Em Caxias do Sul, a mobilização dos grevistas está concentrada em bancos privados, principalmente no Itaú. Segundo a entidade, foram fechadas duas agências da bandeira em Caxias neste ano: uma na esquina da Rua Alfredo Chaves com a Avenida Júlio de Castilhos e outra na Moreira César, no bairro Pio X. Entre os bancos públicos, a Caixa tem a maior parte das agências e o Banrisul tem aderido parcialmente em alguns casos.
Nas principais cidades da Serra, há duas agências paralisadas em São Marcos, da Caixa e do Banrisul. Em Gramado, a Caixa está em greve. Farroupilha tem o Banrisul com adesão parcial. Em Flores da Cunha, o banco do Estado também parou. Em Garibaldi, a Caixa aderiu.
A orientação do Procon do Estado é que os consumidores fiquem atentos aos prazos e não deixem de quitar os boletos pendentes. Isso porque, independente da greve, a responsabilidade pelo pagamento é do usuário, já que a data de vencimento das contas dos consumidores não é alterada. As alternativas são pagamentos em caixa eletrônico, internet e lotéricas. É possível sacar o FGTS, até o limite de R$ 1,5 mil, nas lotéricas.