Duas organizações criminosas que tem feito vários ataques a agências bancárias são investigadas pela explosão no Banrisul, na cidade de Barão do Triunfo, nesta madrugada. De acordo com o delegado Joel Wagner, da Delegacia Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os criminosos agem de maneira parecida: atacam cidades pequenas, usam armamento pesado, atiram para o alto para amedrontar os moradores e usam dinamites para explodir as agências.
Foi o que aconteceu no ataque da madrugada. Toda a área dos caixas eletrônicos foi destruída. Na fuga, os criminosos deixaram explosivos no lado de fora da agência e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para fazer a detonação. Os criminosos fugiram em dois veículos. Ao menos quatro assaltantes participaram do crime.
Na manhã de sexta-feira (2), integrantes de quadrilha apontada como responsável por diversos ataques a bancos foram presos pela delegacia de roubos. O grupo é investigado por pelo menos seis ataques a banco no estado, sendo dois em Vale Verde.
“Nos preocupa muito e estamos trabalhando para a prisão desses criminosos. Com a prisão de ontem, temos ainda duas organizações criminosas agindo dessa maneira", disse o delegado Joel Wagner.
Segundo a polícia, os crimes costumam ocorrer com maior frequência nesta época, em função da grande movimentação financeira nas agências bancárias.