No Dia D da vacinação, que faz parte da campanha nacional para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, a expectativa de maior movimento nos postos de saúde da Capital é para a tarde deste sábado.
Pela manhã, a vacina de reforço da poliomielite foi a mais procurada, conforme a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde, Raquel Barcella.
Leia mais:
Postos de saúde estarão abertos no sábado para vacinação
Campanha para atualizar vacinação de crianças e adolescentes
– Todas as crianças de 15 meses ou quatro anos, que não tomaram essa dose de reforço, agora devem procurar os postos – ressaltou Raquel.
Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para a conferência das doses em atraso. As 141 unidades de saúde da Capital vão realizar atendimento até as 17h.
Em razão da campanha, os ônibus estão com passe livre durante esse sábado. Em todo o Estado, cerca de 2 mil unidades estão fazendo o atendimento ao longo do sábado.
Como o objetivo é a revisão e a atualização, a Secretaria Estadual da Saúde não trabalha com meta, mas aponta que no Estado há 1,6 milhão de crianças e jovens dentro da faixa etária que é alvo da estratégia: de zero a cinco anos incompletos e de nove a 14 anos.
O movimento nos postos foi baixo durante a manhã. No Posto de Saúde Modelo, na Avenida João Pessoa, as crianças e adolescentes que precisavam se vacinar foram rapidamente atendidos. Pai de duas meninas, uma de nove e outra de 14, Marcelo Lima chegou cedo ao posto de saúde Modelo para atualizar a caderneta das filhas.
– A de 14 não precisou se vacinar e a de nove fez a primeira dose da HPV. Eu ouvi na rádio e vim, pois é muito importante – destacou.
A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças. A Secretaria Estadual de Saúde fará um balanço do número de atendidos no final do dia.