A Justiça Federal começou, nesta quinta-feira (15), as audiências de instrução do processo sobre fraude na emissão de licenças ambientais no Estado. Ao longo da tarde, foram ouvidas quatro testemunhas de acusação na 7ª Vara Federal de Porto Alegre. Já as oitivas de 46 pessoas arroladas pela defesa ainda estão sendo agendadas.
As audiências serão realizadas de forma presencial em Porto Alegre e também por videoconferência com os outros municípios. Os interrogatórios dos réus somente acontecerão após o término dessa fase.
A Operação Concutare foi deflagrada em abril de 2013 pela Polícia Federal e desarticulou um esquema de vendas de licenças ambientais. Em agosto de 2013, 49 pessoas foram indiciadas no inquérito da PF.
Entre os presos na época estavam o ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre Luís Fernando Záchia, o consultor ambiental e ex-secretário estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado, e o ex-secretário do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg. Todos foram soltos depois. Também chegaram a ser presos funcionários públicos e empresários.