Leia mais:
Explosão não tem vínculos com terrorismo internacional, diz governador
Governador amplia segurança em Nova York
Após a explosão em Nova York, que deixou 29 feridos no sábado, uma mochila contendo cinco explosivos foi encontrada sobre uma lata de lixo perto da estação ferroviária na cidade de Elizabeth, em Nova Jersey. O FBI confirmou a informação na madrugada desta segunda-feira.
Depois de descobrir que a mochila continha "fios e um tubo", dois homens avisaram a polícia ainda a noite de domingo, conforme o jornal The Washington Post. Acionado, o FBI enviou robôs para checar o objeto. Por volta de 0h30min local, os robôs tentaram cortar um fio para desarmar um dos artefatos e, acidentalmente, detonaram o material.
Não houve feridos, informou o FBI pelo Twitter:
As autoridades policiais dos Estados Unidos estão investigando se há conexão entre os três atentados ocorridos, no espaço de apenas 12 horas, em diferentes cidades norte-americanas, no último sábado.
No outro atentado, nove pessoas foram esfaqueadas em um shopping center em St Cloud, uma cidade do estado de Minnesota, localizada a 1.200 quilômetros de Nova York. Um homem vestindo um uniforme de segurança privada, antes de esfaquear as pessoas, perguntava às vítimas se eram muçulmanas. O homem que desferiu os ataques foi morto por policiais. Este caso, que não envolveu a explosão de bombas, foi o único em que o Estado Islâmico divulgou um comunicado reivindicando responsabilidade pelo ataque.
E, em Seaside Park, uma pequena cidade também de Nova Jersey, houve a explosão de um artefato pouco antes de uma maratona esportiva, em evento de caridade envolvendo milhares de corredores, em benefício das famílias de fuzileiros navais e marinheiros. A corrida foi cancelada e não houve feridos no atentado de Seaside Park.
A explosão em Nova York:
*ZH com agências