O governo do Estado garante que vai pagar pela desapropriação do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, mas não deu prazo para a liberação dos recursos. A transferência da área dos atuais proprietários para o município é um dos principais obstáculos que ainda precisam ser superados para o terminal virar realidade.
O governo do Estado havia assumido o compromisso da liberação dos recursos durante a gestão de Tarso Genro. Até agora, no entanto, a gestão atual não havia garantido que manteria o acordo. Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, no entanto, o governador José Ivo Sartori garantiu a liberação dos recursos na última sexta-feira (23) durante visita ao prefeito Alceu Barbosa Velho.
Procurada pela reportagem do Jornal Pioneiro, a Secretaria dos Transportes disse via assessoria de imprensa que o assunto está sendo debatido com o governador José Ivo Sartori. A secretaria também não deu prazo para uma possível liberação dos recursos. A desapropriação está orçada em R$ 20 milhões e precisa ser concluída antes da licitação da obra, prevista para o ano que vem. Outra etapa exigida para a elaboração do edital é o licenciamento ambiental, que será realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).