A paralisação dos bancários a partir desta terça-feira mereceu orientações especiais do Procon de Porto Alegre. Se o atendimento dentro das agência está parado, caixas eletrônicos e internet banking são os principais caminhos. O cliente precisa buscar uma forma alternativa de quitar as contas, a greve não isenta o pagamento.
Leia mais:
Saiba como fazer operações bancárias durante a greve
Receita Federal abre quinta-feira consulta a novo lote da restituição
– Se o correntista não conseguir efetuar pagamentos em função da não disponibilização de canais alternativos, deverá informar a demanda pelo call center do banco, anotar o número de protocolo e realizar denúncia junto ao Procon – ressalta o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.
Os consumidores devem observar a data de pagamento das faturas. O que o Procon da Capital reforça é que a falta de pagamento acarreta multa. Caso não consiga pagar, a orientação é de que o consumidor entre em contato com os fornecedores de produtos e serviços para encaminhar outra forma de quitação como aluguel, condomínio, luz, entre outras.
Bloqueio
O Procon alerta que os bancários não podem obstruir agências e devem oferecer atendimento a casos pontuais e urgentes. Assinaturas de contratos de financiamento, seguros e demais casos devem ser reagendados sem qualquer ônus para o consumidor.