Confira a seguir, em resumo, quais são as propostas dos concorrentes à prefeitura de Santa Maria para enfrentar os três principais desafios do município.
ALCIR MARTINS (PSOL)
Saúde
“Reestruturaremos as Estratégias de Saúde da Família, pois a maior parte dos problemas pode ser resolvida antes da consulta a especialistas. Propomos contratar servidores de várias áreas. Para amenizar as filas, vamos racionalizar o sistema de fichas e criar um serviço telefônico para tirar dúvidas, averiguar a necessidade e indicar local, dia e horário.”
Saneamento
“Captar ICMS ecológico, via Sistema Municipal de Unidades de Conservação, e financiar medidas de saneamento e tratamento de resíduos lançados no Cadena e em outras regiões. Demarcar zonas e áreas de interesse social, regularizando parcelas construídas sobretudo a partir de ocupações, e introduzindo serviços básicos e melhores condições.”
Mobilidade
“Propomos, a médio prazo, a municipalização do transporte, com gestão popular e controle social. Um novo Plano Diretor Municipal de Mobilidade, desenvolvido democraticamente e que privilegie o transporte coletivo – com mais corredores de ônibus – ou não motorizado, com o uso de bicicleta nos bairros planos e estímulo à caminhada.”
FABIANO PEREIRA (PSB)
Saúde
“Atendimento informatizado, para reduzir filas. Abordagem preventiva, aumentando de 16 para 40 as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Implantar UTI na Casa de Saúde para desafogar o sistema. Abrir o Hospital Regional. Implantar terceiro turno nos postos, com atendimento até as 22h. Acelerar e qualificar diagnóstico e especialidades.”
Saneamento
“Repactuar contrato com a Corsan, garantindo a permanência de recursos da empresa na cidade. A partir da ação, investir no saneamento nas áreas ainda não atendidas.”
Mobilidade
“Ter novos modais, implementando BRT ligando a zona oeste à UFSM. Na infraestutura viária, garantir a duplicação das rodovias que circundam a cidade e levam ao bairro Camobi. Racionalizar o transporte público e baratear a passagem. Quanto a asfalto e sinalização, usar recursos de repactuação com a Corsan para asfaltamento e sinalização.”
JADER MARETOLI (SD)
Saúde
“Após buscar recursos federais, vamos construir um programa de valorização salarial com profissionais da área da saúde, motivando-os a permanecer e atrair os demais para o serviço público. Assim, iremos solucionar a falta de médicos, incentivar ação dos agentes da saúde nos bairros, escolas e no seu trabalho, e criar postos de saúde 24 horas.”
Saneamento
“Buscar recursos federais, manter o contrato com a Corsan e melhorar o repasse de investimentos dela para o município. Fazer uma ação de proteção ao Arroio Cadena, criando contenção no seu decorrer, e aumentar a fiscalização. Criar uma força-tarefa de saneamento nos bairros. Saneamento é saúde e qualidade de vida para população.”
Mobilidade
“Precisamos duplicar as vias, criar ciclovias e fazer viadutos nos trechos de entroncamento com os bairros.”
JORGE POZZOBOM (PSDB)
Saúde
“Abrir o Hospital Regional 100% SUS. Implantar um novo Centro de Especialidades Médicas e uma Central de Exames no Centro. Integrar, informatizar e recuperar a estrutura física das unidades de saúde. Implantar o programa Mãe Santa-Mariense e o Mutirão Fila Zero. Melhorar o agendamento de consultas e instalar uma Central Telefônica do Samu.”
Saneamento
“Fazer novo pacto com a Corsan. Monitorar e viabilizar os planos de saneamento e de obras, com a ampliação do tratamento de esgoto. Com a renovação, criar fundo de R$ 10 milhões para investir em infraestrutura e saneamento nos bairros. A prefeitura ainda atuará na captação de recursos junto a instituições internacionais para projetos ambientais.”
Mobilidade
“Articular com os governos para a integração da Travessia Urbana, do viaduto de acesso ao bairro São José e da duplicação da Faixa Velha de Camobi. Manutenção e recuperação de vias urbanas e do Interior. Melhorar o transporte, reestruturando paradas e terminais, fortalecer o Departamento de Trânsito e monitorar a execução do Plano de Mobilidade.”
MARCELO BISOGNO (PDT)
Saúde
“Fiscalizar o cumprimento da carga horária dos servidores. Fortalecer as condições de trabalho, informatizar o agendamento de consultas, eliminando fichas e filas. Reivindicar a abertura imediata do Hospital Regional. Garantir a instalação do Hospital São Francisco. Criar uma central regional do Samu. Reivindicar a municipalização plena da saúde.”
Saneamento
“Renovar com a Corsan garantindo mais recursos ao município, cumprindo a emenda que visa recuperar o Cadena e a lei que proíbe despejo de esgoto em arroios. Exigir prazo para que as obras em aberto sejam feitas, discutir a municipalização dos serviços, e estabelecer que novos loteamentos residenciais tenham plano de saneamento.”
Mobilidade
“Implementar o Plano Diretor de Mobilidade, com projetos de médio e longo prazos subsidiados com recursos da União e do Banco Mundial. Recuperar a malha asfáltica, com asfaltamento das vias secundárias que ligam o Centro a Camobi e às demais regiões. Recuperar as vias de calçamento dos bairros e estradas do interior usadas para escoar a safra.”
PAULO WELLER (PSTU)
FOTO
Saúde
“Abertura imediata do Hospital Regional, gerido por universidade, prefeitura e governo do Estado. Melhorar a saúde preventiva. Garantir HUSM 100% público e gratuito, sem a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Transformar todos os PAs em 24 horas, com garantias funcionais, equipado e atendendo de maneira digna em parceria com a UFSM.”
Saneamento
“Encampar o serviço em nível municipal e a partir de um plano de obras públicas que recrute os desempregados e trabalhadores para envolver a maioria da população em um grande mutirão para a melhoria do serviço. Controlar a coleta de lixo, efetivando o bem-estar da população. Chega de empresas que não oferecem um serviço digno.”
Mobilidade
“Defendemos a criação de uma empresa pública de transporte, isenção para os desempregados e criação das condições para a encampação de todo o transporte público por parte da prefeitura. Como saúde e educação, consideramos o transporte um direito social com dotação orçamentária para esse fim.”
VALDECI OLIVEIRA (PT)
Saúde
“Dobrar as equipes da Estratégia de Saúde da Família, responsáveis pela atenção básica. Também vamos expandir o terceiro turno de atendimento nas unidades de saúde que são referências para cada região local. Outro compromisso é implantar o teleagendamento de consultas e implantar em definitivo a informatização das unidades básicas.”
Saneamento
“Quando fui prefeito, consegui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento para começar a recuperar o Arroio Cadena. Vou continuar e concluir esse processo, que é fundamental para o ambiente e a saúde. Também vou criar uma Secretaria de Captação de Recursos e Projetos para viabilizar grandes projetos de infraestrutura e ambiente.”
Mobilidade
“Batalhei muito pela duplicação da Faixa Velha de Camobi e pelo projeto da Travessia Urbana, que duplica os acessos rodoviários. Vão amenizar muito os problemas dos congestionamentos e da mobilidade, além de estimular o desenvolvimento. Também vamos qualificar o transporte coletivo e batalhar pela duplicação da Faixa Nova de Camobi.”
WERNER REMPEL (PPL)
Saúde
“O excesso de consultas nas unidades de emergência decorre da falta de equipes completas e do desmantelamento da Saúde da Família. A solução é desvincular a Secretaria de Saúde do corpo da administração, com a criação de uma fundação pública. A fundação, por ser autarquia, pode oferecer salários diferenciados e atrativos aos profissionais.”
Saneamento
“Vamos enfrentar a situação e sanear os afluentes do Cadena. O fornecimento de água e coleta de esgoto é concessão à Corsan. Defendemos que o serviço permaneça público, concedido ou municipalizado. Rechaçamos a privatização. Caso haja a renovação do contrato, deve-se impor aumentos anuais na cobertura da rede de coleta.”
Mobilidade
“Implementar o Plano Diretor de Mobilidade, que prevê construir um corredor leste-oeste e finalizar a ligação da futura Avenida Dom Ivo Lorscheiter com a região norte. Concluir a duplicação da RS-509 e a passagem urbana formada pelas BRs 287, 392 e 158. Lutar para concluir a duplicação da RST-287 e acelerar o projeto do entorno de Santa Maria.”