Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que Caxias do Sul tem uma média de 2,9 suicídios por mês. São 23 casos confirmados até agosto. Outras 62 tentativas de suicídio foram registradas nos primeiros oito meses do ano. Em 2012, foram 52 mortes desse tipo na cidade e outras 237 tentativas. No ano passado, último dado comparativo de 12 meses, a redução nos casos consumados foi de 38% e nas tentativas de 31%.
Andressa de Lima, membro da coordenação do Centro de Valorização da Vida em Caxias, destaca que o número pode ser maior porque existem muitas situações que não entram para a estatística por falta de confirmação de que sejam suicídios. Ela destaca que é importante estar atento a mudanças de comportamento para identificar potenciais mortes dessa forma. Falta de atividade social e apatia, por exemplo, são indicativos
Quem está pensando em suicídio pode procurar o Centro de Valorização da Vida, que tem como objetivo fazer uma escuta qualificada dos problemas apresentados. O atendimento gratuito é pelo telefone 188. São cerca de 40 voluntários que se revezam para atender a demanda.
Outra possibilidade é buscar a Unidade Básica de Saúde, que faz o direcionamento para tratamentos na rede pública. Quem já teve uma tentativa de suicídio e foi levado ao pronto-atendimento também recebe esse encaminhamento. Esse mês é lembrado como o Setembro Amarelo, uma campanha para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio.