Após os servidores estaduais da área da segurança confirmarem a paralisação das atividades e a adoção de operação-padrão para a quinta-feira, o governador José Ivo Sartori divulgou um pronunciamento em vídeo no YouTube. Nele, Sartori reconhece a crise estadual, mas afirma que o governo vai "responsabilizar quem desrespeitar as normas civis e militares".
– Eu, que venho lá do movimento estudantil, respeito esse ativismo e entendo os motivos. Isso faz parte da democracia – diz o governador. – Nós não vamos tolerar qualquer ato de desobediência ou desrespeito aos 11 milhões de gaúchos – salienta.
Leia também
Servidores estaduais protestam contra parcelamento dos salários
Entenda: por que o Estado pagou só R$ 650 aos servidores nesta sexta
Sindicatos de categorias da segurança pública convocam paralisação no dia 4
Sartori pede para que seja observada a crise econômica do país, "que tem quase 12 milhões de desempregados", e a situação estrutural do Estado, "com 75% de gastos em pessoal e 55% de servidores aposentados numa mesma folha".
– Na área da segurança, integralizamos todos os aumentos salariais. Foi a única área que teve aumento – destaca.
O governador diz esperar "que os sindicatos não estimulem um clima de medo e pânico, porque isso só favorece a criminalidade", e assinala à população que mantenha as atividades normalmente
– Os problemas do Estado só serão resolvidos de forma solidária, com seriedade e persistência – finaliza.