O juiz do trabalho de Gramado, Joe Ernando Deszuta, decidiu na tarde desta quarta-feira (24) prorrogar até 26 de setembro a liminar que mantém as atividades de coleta de lixo nos municípios de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. A medida prevê que a empresa comprove, por meio de documentação à Justiça, a utilização de equipamentos e adoção de práticas seguras pelos trabalhadores na atividade de coleta.
A decisão do magistrado ocorreu depois de terminar sem acordo audiência da 2ª Vara do Trabalho de Gramado entre a empresa Geral Transportes, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho na terça (23). A reunião buscava definir uma agenda de soluções, por parte da empresa, para irregularidades apontadas após vistoria do MTE na semana passada.
A triagem do material seletivo segue suspensa. Na impossibilidade de mecanização ou semimecanização da coleta de lixo, a decisão da Justiça diz que o transporte dos coletores deverá obedecer às normas de trânsito, como proibição do transporte na parte externa dos veículos ou em compartimentos de carga, a utilização de assentos com cinto de segurança, e o embarque e desembarque com o veículo de transporte parado.