A prefeitura de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, começou a pagar os salários dos servidores públicos de forma parcelada pela primeira vez em oito anos da atual gestão. A medida, adotada devido à crise financeira, resulta em protesto na manhã desta sexta-feira em frente à sede do Paço Municipal.
O cronograma de pagamento prevê o depósito dos vencimentos em duas parcelas iguais: a primeira já realizada e a segunda no dia 10. Na quinta-feira, o Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha obteve um mandado de segurança coletivo determinando a quitação integral ainda nesta sexta. A prefeitura descarta a possibilidade.
Leia mais:
Pelo menos 73 prefeituras do RS podem parcelar salários em 2016, diz Famurs
Alegando desencanto com a política, um terço dos prefeitos desiste de reeleição
O parcelamento atinge cerca de três mil servidores da ativa. Os aposentados recebem pelo regime de previdência. Os cargos comissionados serão pagos integralmente apenas no dia 10.
Servidores estudam outras manifestações nos próximos dias, caso os salários não sejam quitados nas próximas horas. Uma delas prevê a suspensão de aulas na semana que vem. Hoje, sete escolas consultadas pela reportagem relataram aulas normais. A folha de pagamento do funcionalismo de Cachoeirinha soma R$ 12,7 milhões.