Ao que tudo indica, cansados de esperar pela prefeitura, moradores atearam fogo no lixo que seguia depositado em frente à casa de um catador do bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria. Guido Bessauer, 72 anos, morreu há pouco mais de um mês, e o material recolhido por ele seguia em frente à residência de número 125, na Rua Profeta Jonas, à espera do recolhimento que seria feito pela Secretaria de Meio Ambiente. Com o tempo, a calçada virou foco de ratos, mofo e bolor.
Carro capota na área central de Santa Maria
Entre a noite de quinta e começo da manhã desta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado duas vezes para combater incêndios no local. Foram mais de duas horas de trabalho e cinco mil litros d'água gastos para combater as chamas. O incêndio se alastrou até uma parada de ônibus e chegou a atingir a rede elétrica. Uma equipe da AES Sul também precisou ser deslocada.
Vídeo registra confusão envolvendo estudantes e a BM durante protesto em Santa Maria
Conforme os bombeiros, o montante de lixo chegava a oito metros de comprimento e quatro metros de altura. Entre os materiais, havia grande quantidade de pneus, colchões e calçados. Itens altamente inflamáveis.
O primeiro foco de incêndio aconteceu por volta das 22h30min de quinta. Já o segundo foi pouco antes das 6h desta sexta. Nos dois casos, foram moradores que acionaram o Corpo de Bombeiros.
A principal suspeita da corporação é de que alguém tenha ateado fogo no lixo, mas, no local, ninguém soube informar o que teria provocado as chamas.
Por sorte, ninguém se feriu.