O governo federal vai começar a revisar o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez pagas em todo o Brasil. Para isso, vai convocar as pessoas que recebem esses benefícios e que há dois anos ou mais não realizam perícia médica para comprovar a situação.
Leia mais:
E se você perdesse o emprego hoje, sobreviveria por quanto tempo com o dinheiro que tem?
Justiça do Trabalho promove audiências para resolver processos com dívidas pendentes
Caso essa perícia aponte que o beneficiário está apto para o trabalho, o pagamento será suspenso. Ninguém precisa ir a uma agência do INSS, a convocação será por telefone e, depois, por carta registrada. É só esperar em casa o chamado, a partir da segunda quinzena de setembro.
– Nenhum direito de trabalhador será violado. Aqueles segurados que mantiverem a condição que gerou a concessão do benefício terão dois caminhos: ou a manutenção do benefício ou a transformação em aposentadoria por invalidez – promete o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame.
Cerca de 183 mil gaúchos deverão ser convocados. Nos benefícios concedidos pela Justiça, o novo laudo será anexado ao processo para que o juiz decida.