Um triplo empate técnico entre Udo Döhler (PMDB), Darci de Matos (PSD) e Marco Tebaldi (PSDB) na disputa pela prefeitura de Joinville. Esse é o cenário do início da campanha eleitoral na cidade de acordo com a primeira pesquisa Ibope contratada pela RBS TV sobre a disputa. O levantamento foi realizado entre 22 e 25 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Atual prefeito e candidato à reeleição, Udo Döhler aparece numericamente à frente com 23% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Darci de Matos (PSD), que tem 21%, e pelo deputado federal e ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB), que alcançou 18%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados tecnicamente.
Em um segundo pelotão, o ex-prefeito Carlito Merss (PT) foi citado por 9% dos entrevistados, José Aluizio Vieira, o Dr. Xuxo (PP), teve 6% das intenções de voto, e o ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt (PDT) alcançou 3%. A lista é completada por Professor Marcos (PEN), com 2%, e Ivan Rocha (PSOL), com 1%.
Eleições 2016: candidaturas mostram novo mapa partidário em SC
Saiba quem são os candidatos a prefeito e vice nas principais cidades de SC
O Ibope também perguntou aos joinvilenses sobre a rejeição aos candidatos a prefeito. Nesse quesito, os nomes que já administraram a cidade despontam. Carlito é o mais rejeitado, com 54% de citações, seguido por Döhler, com 37%, e Tebaldi, com 27%. Em sua primeira disputa pelo cargo de prefeito, Dr. Xuxo é rejeitado por 15% dos entrevistados, enquanto Darci – segundo colocado na eleição de 2008 – foi citado negativamente por 11%.
Upiara Boschi: sistema político dificulta renovação de lideranças
Confira a declaração de bens dos candidatos às prefeituras das principais cidades de SC
Leia todas as notícias sobre as eleições 2016
As avaliações dos governos federal, estadual e municipal entre os eleitores de Joinville também foram abordadas pelo instituto. O prefeito Udo Döhler tem a administração avaliada como regular por 40% dos entrevistados. A avaliação negativa (ruim ou péssima) é de 32%, superando os 25% que consideram a gestão ótima ou boa.
Com mudanças e mais restrições, começam as campanhas eleitorais em SC
Estado totaliza quase 17 mil pedidos de registro de candidatura
Perguntados sobre se aprovam o governo do peemedebista, 53% responderam negativamente, contra 39% que endossam a gestão. O presidente interino Michel Temer (PMDB), que recebeu 39% de regular e 33% de ruim ou péssima, alcançando 20% de ótimo e bom. O governador Raimundo Colombo (PSD) apresenta situação mais confortável na cidade, com 43% de avaliação regular, mas apenas 18% de ruim ou péssimo e avaliação positiva de 33% dos joinvilenses.
*A pesquisa foi contratada pela RBS TV e registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo nº SC-00225/2016 no TRE-SC.