Confira a seguir, em resumo, quais são as propostas dos concorrentes à prefeitura de Canoas para enfrentar os três principais desafios do município.
BETH COLOMBO (PRB)
Mobilidade
"A Vicasa é monitorada e administrada pela Metroplan, então foge à nossa responsabilidade direta. Quando assumimos, encontramos um contrato renovado por 10 anos em vigor. Todos os carros da Sogal têm GPS por exigência da prefeitura. Cobramos a renovação de frota. Isso está acontecendo. A mobilidade terá novo desenho com o aeromóvel."
Saneamento
"Nossa missão será exigir que a Corsan cumpra o contrato. Quando assumimos, 6% da cidade tinha a coleta de esgoto. Hoje, estamos em 30%, mas ainda é pouco. Em 2014, encaminhamos um plano de saneamento à Corsan e ainda não tivemos retorno. No plano, temos previsto novos prazos. Fizemos a drenagem, mas a parte da coleta é da Corsan."
Segurança
"Trouxemos o Pronasci, instalamos 186 câmeras e temos um dos mais equipados centros de monitoramento. Qualificamos a guarda municipal e já nomeamos 40 policiais comunitários. São guardas com poder de polícia. Vamos ampliar as câmeras, chegar a 300, e aumentar o efetivo da guarda municipal. Não podemos só esperar pelo Estado".
FELIPE MARTINI (PSDB)
Mobilidade
"A primeira questão é abrir uma nova licitação e dar oportunidade para outras empresas. Pretendemos criar novas linhas de atendimento, ouvindo a população. Vamos aumentar o número de veículos. Queremos colocar em prática o plano cicloviário. A ideia do aeromóvel não é um bom negócio, pois atende a uma parcela muito pequena da população."
Saneamento
"Já estudamos o que se pode fazer a médio e longo prazo. Precisamos ampliar a rede, com a chegada de recursos federais. Apostamos nisso, pois, com o crescimento da economia, haverá dinheiro. Hoje, a Corsan não cumpre direito o contrato com o município, e não descartamos municipalizar a coleta e tratamento de esgoto e o fornecimento de água."
Segurança
"Temos um projeto para cobrir até 90% da cidade com câmeras. Queremos investir em tecnologia. Tem um custo baixo e pode ser feito. Outra questão é chegar até 300 guardas municipais, equipados e armados. No primeiro ano, vamos criar zonas de risco zero, no centro e nos parques municipais, onde sempre haverá guardas e videomonitoramento."
LUIZ CARLOS BUSATO (PTB)
Mobilidade
"A primeira providência será elaborar o plano diretor integrado de mobilidade urbana. Sem ele, não se consegue nem buscar recursos. Vamos dar início à nova licitação do transporte. Vamos fazer uma reavaliação técnica e financeira sobre o aeromóvel. É um negócio muito caro, não é um transporte de massa, e não vai resolver o problema de Canoas."
Saneamento
"Das cem maiores cidades do país, somos a 89 em tratamento de esgoto. Dessas cem, nenhuma das gaúchas tem a Corsan como gestora. Hoje, a cidade não recebe de volta o que paga pela água. Vamos rever o convênio. A taxa de água de Canoas paga os investimentos em toda a Região Metropolitana. Ainda queremos incrementar a triagem do lixo."
Segurança
"Queremos reativar o apoio técnico e financeiro à BM e à Polícia Civil. Faremos convênio para comprar equipamentos, vamos ampliar o PM Comunitário, em que a prefeitura paga uma bolsa para o policial ficar aqui. Criaremos um programa de prevenção de drogas e violência nas escolas e compraremos mais aparelhos para monitorar a criminalidade."
PAULO SÉRGIO DA SILVA (PSOL)
Mobilidade
"Reorganizar as rotas e horários dos bairros, cobrar das empresas que cumpram o contrato e criar uma empresa pública para atender às necessidades. Será uma transição para um transporte público não-poluente e com acessibilidade. Também vamos priorizar a construção de ciclovias e fazer bicicletários públicos junto às estações."
Saneamento
"Reestruturar a prefeitura para desenvolver projetos de infraestrutura e buscar recursos externos para resolver o problema da coleta de esgoto. Vamos cobrar e fazer auditoria em todos os contratos do município, e a questão da Corsan vamos fazer auditoria e ver o que está sendo cumprido. O que não estiver, a gente rescinde e vê alternativa."
Segurança
"Ofereceremos, no turno inverso das aulas, esporte, cultura e cursos profissionalizantes. Vamos integrar ações com os trabalhadores de segurança, fazer com que as forças policiais usem uma estrutura da prefeitura nos bairros, ampliar a guarda municipal e criar o programa agente comunitário, que discutirá ações integradas entre os órgãos de segurança."