Todas as noites quando fecha o mini-mercado na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1.462, Bairro São Geraldo, Zona Norte de Porto Alegre, o comerciante Graciano Hendler dos Reis, 29 anos, precisa ter muito cuidado para não ser "engolido" por uma cratera na calçada de seu estabelecimento.
Prestes a completar dois meses, o buraco aberto pela prefeitura está tirando o sossego de quem mora, trabalha ou circula diariamente pelo local.
– Já salvei três deficientes visuais de caírem no buraco. A rua é muito movimentada e ainda tem uma parada de ônibus bem do lado do meu comércio. As pessoas têm que passar pelo meio da rua para contornar a calçada e o local aqui é bem movimentado – conta, indignado Graciano.
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Demora
A indignação em relação ao problema não é exclusiva do comerciante. Cansados de ligar para a prefeitura e não serem atendidos, os moradores do local encontraram uma maneira de chamar a atenção das autoridades quanto à demora para resolver a situação.
Na última quinta-feira, o buraco recebeu uma placa de “feliz aniversário” pelos 45 dias completados naquela semana.
– Eu já liguei mais de dez vezes para a prefeitura, agora já desisti, pois não adianta. Um empurra para o outro. Na última vez eles me disseram que não há prazo para fazer o conserto – reclama o comerciante.
De acordo com Graciano, o buraco foi aberto pelo Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) em uma obra de canalização, mas acabou sendo esquecido. Embora o problema não esteja exatamente em frente à porta principal do comércio, a situação causa transtornos para quem passa pelo local e precisa desviar do buraco.
Conforme Graciano, os clientes tem comentando bastante sobre a situação.
– Simplesmente abriram e não voltaram mais. Se eu estivesse no dia em que eles fizeram isso, eu não deixaria abrir bem na frente do meu comércio. É bem complicado. Até espante os clientes – comenta.
Dep diz que vai procurar a Intelig
A assessoria do Dep informou que o buraco em questão foi causado durante a instalação de uma rede de telefonia da empresa Intelig, que acabou quebrando a rede pluvial do departamento.
O Dep, segundo a assessoria, está em contato com a Intelig para buscar uma solução conjunta para resolver o problema.