<< LEIA TAMBÉM Conheça os próximos passos do SIM Caxias
Mesmo decorridos três meses e meio depois da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), o modelo ainda não é unamidade entre os passageiros. Para Celso de Lima, 31 anos, morador do loteamento Vale Verde, o resultado do SIM Caxias é positivo: ele calcula que as viagens de casa até o centro ficaram cerca de 10 minutos mais rápidas.
– Antes o engarrafamento de ônibus no centro era grande, todos paravam em todas as paradas. Se descesse em São Pelegrino e fosse a pé até a praça (no Centro), chegava antes do ônibus – destaca, ponderando que, na opinião dele, as mudanças não favoreceram quem anda de carro.
Leia mais:
Obras do SIM Caxias são adiadas para 2017 devido a contenção de gastos
Estudantes da UCS terão ônibus a cada seis minutos em Caxias do Sul
Transporte coletivo de Caxias registra queda de 6% no número de passageiros
Novo corredor da Rua Os Dezoito do Forte, em Caxias, entra em operação
Instalados de forma irregular, pórticos do centro serão revisados após curto
Na contramão estão as reclamações de quem agora leva mais tempo para chegar ao seu destino. É o caso da atendente de loja Suélen Dias, 21. Antes da implantação do SIM ela conseguia sair sair do trabalho às 10h55min e chegar em casa às 11h30min para almoçar. Agora, como precisa esperar o segundo coletivo na EPI Floresta, diz que a viagem leva 15 minutos a mais.
– Chego às 11h45min e tenho que sair de casa 12h03min. Eu não gostei, ficou muito ruim – avalia.
Moradores da região do Serrano e do Jardim Iracema, ainda no aguardo pela construção de novas EPIs para entrar no sistema, também reclamam de ajustes recentes nas linhas. A recepcionista Marina Padilha, 52, do Jardim Colina, diz que a situação piorou após as intervenções.
– Antes eu pegava na esquina de casa. Além disso agora os ônibus estão muito lotados e tínhamos o ônibus articulado, que agora não tem mais – salienta.
Segundo o secretário de Transportes, Manoel Marrachinho, um encontro com moradores da região deve ocorrer hoje para ouvir as demandas e buscar alternativas.
>> SIGA NA MATÉRIA Para especialistas, a tendência do transporte para cidades como Caxias é priorizar o coletivo
Mobilidade - parte 2/4
Apesar de ajustes, SIM Caxias ainda não é unanimidade
Sistema foi implantado há cerca de três meses e meio
Cíntia Colombo
Enviar emailCristiane Barcelos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project