O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse nesta quinta-feira, em entrevista ao programa Timeline, que os responsáveis pela queda de uma marquise no centro da cidade serão punidos. O desabamento da estrutura deixou uma mulher morta e outra ferida. As informações são da Rádio Gaúcha.
– Tenho a convicção de que os responsáveis serão punidos. Abre-se processo, apura responsabilidades – disse o prefeito, ao afirmar que a prefeitura vai auxiliar no inquérito policial para que sejam apuradas as causas do desabamento.
Ele ainda afirmou que a lei deixa claro que o proprietário da construção é responsável por contratar um engenheiro responsável.
– Parte-se do pressuposto de que engenheiro, que tem responsabilidade técnica, tomou todas as precauções para que a obra pudesse ocorrer sem qualquer risco – afirmou.
O prefeito também comentou a atuação da prefeitura na fiscalização dos prédios.
– Houve falha na fiscalização? O pressuposto é de que tem um técnico entendido que está tomando todas as providências para que os acidentes não aconteçam. As normas não foram seguidas? Isso somente o laudo pericial vai apontar se houve falhas e os responsáveis – finalizou.
Fortunati reforçou que equipes das secretarias de Obras e Urbanismo estão no local para fazer vistoria e se solidarizou com as famílias da mulher que morreu e da ferida.