A prefeitura de Santa Maria notificou, na manhã desta terça-feira , o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para que retome a sinalização por semáforo no cruzamento da ERS-509, a Faixa Velha de Camboi, com a Avenida Osvaldo Cruz.
Veja como ficarão os cruzamentos após a duplicação das BRs
Conforme o secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, Silvio Souza, a ação se fez necessária por questão de segurança. Um estudo de tráfego na avenida apontou que antes das mudanças no trânsito no trecho para a construção de um viaduto, passavam, por hora, 160 veículos. Agora, passam 1.415 por hora.
Contigenciamento de gastos ameaça obras federais no RS
– É uma questão de segurança. Sem o semáforo, há confusão no cruzamento. Aumentou dez vezes o tráfego de veículos. Põe em risco a vida de quem transita e de quem vive no local –, diz o secretário Souza.
Mudanças no trânsito para obras de duplicação e da Travessia Urbana causam congestionamento
O semáforo foi retirado do local em 25 de junho. Dias depois, foi realocado para o desvio. No entanto, não pode ser religado pela prefeitura, pois está próximo de uma rede de alta tensão. Desde então, a prefeitura aguarda a instalação do semáforo.
O que deve ser executado na obra de duplicação das BRs em Santa Maria
De acordo com o Daer, a instalação deve ser feita pela empresa Sogel, responsável pela obra.
Trânsito
O trânsito segue livre nos dois sentidos da ERS-509. Só precisará parar quem está na Osvaldo Cruz e na Rua Antônio Botega e quiser entrar na Faixa Velha.
As mudanças vão durar até a conclusão da obra do viaduto da Faixa Velha, prevista para terminar em abril de 2017. A construção começou em 23 de junho e deve custar cerca de R$ 4 milhões.
O Daer também pretende concluir em abril do ano que vem a duplicação dos quatro quilômetros da Faixa Velha, obra que começou em novembro de 2013 e deveria ter ficado pronta no final de 2015.Neste primeiro momento, o desvio ao lado da Faixa Velha não terá a sinaleira.