Municípios atingidos por temporais entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (11) correm contra o relógio para distribuir cobertura a famílias que tiveram as casas danificadas por granizo, antes do retorno da chuva. É o caso de Viamão, em que a meta é finalizar a entrega de lonas para cerca de duas mil residências que solicitaram auxílio ainda nesta quarta-feira, conforme o prefeito Valdir Bonatto.
Além de agentes da prefeitura, Brigada Militar e bombeiros auxiliam no trabalho. A prefeitura pede, inclusive, a doação de lonas. Quem puder auxiliar, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3485-8340.
Em Minas do Leão, na Região Carbonífera, a prefeitura concluiu o trabalho de distribuição de lonas e, agora, já inicia a entrega de telhas. Conforme os bombeiros civis de Minas do Leão, mil residências tiveram estragos.
O município contabilizou 21 mil telhas necessárias para atender cerca de 4 mil pessoas afetadas. De acordo com a prefeita Silvia Lasek, a compra do material está sendo agilizada para que não haja mais prejuízo com a chegada de novos temporais.
A distribuição em Soledade vai continuar na quinta-feira, com o fornecimento de mais quatro mil telhas. De acordo com o prefeito Paulo Ricardo Cattaneo, são cerca de 500 famílias recebendo assistência na região. Caso volte a chover, o trabalho seguirá ainda na sexta-feira.
Rio Caí baixa
Em São Sebastião do Caí, a prefeitura trabalha sob estado de atenção. Desde ontem pela manhã, o Rio Caí segue baixando. A marca na manhã de hoje é de 6,80 m. O pico chegou a 10,55 m ontem. O rio transborda a partir de 10 metros. A preocupação é com a previsão de retorno da chuva amanhã, especialmente na Serra Gaúcha, já que a água escoa para o Vale do Caí.
Conforme o mais recente balanço da Defesa Civil estadual, sete municípios comunicaram estragos provocados pelo mau tempo (Fontoura Xavier, Ibiruba, Ilópolis, Minas do Leão, Salto do Jacuí, Soledade e Viamão). Nenhum encaminhou ainda o pedido formar de decreto de emergência. Nenhuma família teve que sair de casa.