Por quase três horas, cerca de 30 médicos municipários de Santa Maria participaram da Assembleia Geral Extraordinária com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na noite desta segunda-feira. O encontro aconteceu no Icardio, em Santa Maria, começou por volta das 18h30min e terminou às 21h20min.
Husm: 15 anos de pronto-socorro, 15 anos de luta pela cura da superlotação
Segundo Leandro Mello, assessor da presidência do Simers, não havia uma reivindicação nem uma pauta única. No encontro, foram discutidas as condições de trabalho da categoria. Ao final da reunião, foi decidido que o sindicato irá solicitar com urgência um encontro com a secretária municipal de Saúde, Vania Olivo.
Faltam pediatras nos postos de saúde de Santa Maria
– O sindicato irá em busca de uma reunião com a Secretaria de Saúde para que se defina, para que haja uma resposta para instrução normativa – disse o assessor Leandro Mello.
De acordo com o assessor, uma normativa de 2009 normaliza as tarefas a serem realizadas pelos médicos, ou seja, define que esses profissionais cumpram parte da carga horária dentro das unidades de saúde e a outra parte seja reservada para campanhas e qualificação dos profissionais.
– A normativa foi bem aceita pela secretaria, inclusive, mas a gente esperava por uma resposta mais rápida. O retorno está sempre sob análise quando voltamos a falar com ela (Vania Olivo) – esclarece Mello.
Ainda segundo o assessor, médicos municipários e outros profissionais da área da saúde relataram problemas com o registro do ponto. Também haveria profissionais com parte dos salários atrasados.
Outro assunto abordado foi a falta de controle da prefeitura em relação à escalas dos médicos. Haveria profissionais atendendo de maneira irregular, já que a secretaria altera as agendas sem observar os horários das demais unidades:
– A rede de atenção básica tem essa característica. Você preenche a escala em um local pela manhã e em outro à tarde. Mas, depois se descobre, porque não houve o devido controle, que não tem médico disponível em um determinado local. Toda a gestão de recursos humanos é de responsabilidade da secretaria.
Segundo Mello, ainda não há uma data para o encontro com secretária de Saúde, mas o sindicato espera que seja o mais breve.
– Salários, escalas, tudo isso foi pauta. A ideia era rediscutir todos esses elementos que foram observados ao longo do mês. Foi um encontro dos médicos com o sindicado para observar tudo o que vem acontecendo em Santa Maria e ir em busca de uma solução com a prefeitura – afirma.
O Diário tentou contato por telefone com a secretária Vania Olivo, com o assessor da secretária e com a própria Secretaria de Saúde na manhã desta terça-feira, mas as ligações não foram atendidas.