A desistência de Vieira da Cunha em concorrer à prefeitura de Porto Alegre, confirmada na tarde desta sexta-feira, jogou o PDT nos braços de Sebastião Melo (PMDB). A convenção do partido está marcada para a próxima quarta-feira e, agora, os pedetistas terão pouco tempo para definir quem será o indicado para compor como vice a chapa liderada pelo PMDB.
Leia mais:
Vieira da Cunha desiste da candidatura à prefeitura de Porto Alegre
Quem são os candidatos a prefeito em Porto Alegre
Despontam como favoritos a deputada estadual Juliana Brizola e o vereador Mauro Zacher. Ambos demonstram disposição para concorrer e representar o PDT na eleição majoritária. Logo após o anúncio da desistência de Vieira, tiveram início os contatos partidários. Na segunda-feira, o PDT deverá empossar o colégio eleitoral responsável por escolher o vice. Isso significa empoderar os delegados que irão votar em caso de prévias pela vaga. Depois, será aberto um prazo de inscrição de interessados. Na terça-feira, provavelmente ocorrerá a decisão, um dia antes da convenção, que seria apenas referendatória.
Devido ao recesso escolar e também da Assembleia, Juliana Brizola está em Santa Catarina com a família. Ela retorna neste sábado a Porto Alegre. Após o pronunciamento de Vieira da Cunha, ela recebeu ligação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que a sondou sobre a possibilidade de concorrer como vice de Melo.
– Coloco meu nome à disposição. Se o partido entender que agrego, estou dentro. Mas isso depende de ser por consenso. Se tiver disputa, estou fora – afirmou Juliana.
O vereador Mauro Zacher esteve presente no comunicado de desistência de Vieira da Cunha, nesta sexta-feira. Um dos principais cotados para o cargo, ele pretende aproveitar o final de semana para conversar com aliados e refletir sobre a candidatura.
– O meu nome já era lembrado antes para ser vice. Vou reunir com as pessoas que me acompanham, tenho uma pré-campanha para vereador. Quero escutar a minha base. Espero que o PDT construa um nome capaz de dar ao Melo um vice atuante, leal, que conheça a cidade, e não um vice decorativo – avaliou o vereador.
Correndo por fora na tentativa de compor a majoritária, está a ex-vereadora e ex-secretária municipal do Trabalho Luiza Neves.