Representantes do Cpers, sindicato que representa os professores, se reuniram por mais de duas horas nesta quarta-feira (6) com o secretário estadual da Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, e com o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi. Foram discutidas as reivindicações dos docentes que estão em greve desde o dia 13 de maio.
Um dos principais pedidos dos professores é que seja criado uma mesa de negociações. O secretário da Educação irá levar a proposta ao governo e deve comunicar a direção do Sindicato se o pedido será aceito ou não.
“Rediscutimos algumas questões que já havíamos firmado o compromisso, como difícil acesso e nomeação de professores. Na questão salarial, o Cpers solicita que seja criada uma mesa de negociações no sentido de que se possa apontar para algum reajuste no futuro. Isso vamos estudar. Mas nós já reafirmamos que, infelizmente, não temos condições de dar nenhum reajuste agora“, explicou Luis Antônio Alcoba de Freitas.
O governo também garantiu que não haverá corte nos pontos dos grevistas, desde que haja recuperação das aulas.
A presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, avaliou como positiva a audiência. “Nos trouxemos algumas questões para que o governo ainda reflita. Temos nosso conselho geral às 19h e esperamos receber algum documento deles. Foi importante a gente ter a garantia da negociação dos dias parados e a reposição dos salários dos educadores que fizeram a greve. Vamos aguardar o documento das propostas do governo para levar à assembleia e a categoria se pronunciar”, disse a presidente do Cpers.
Entre as reivindicações da categoria estão o fim do parcelamento de salários, reajuste de 13,1% nos vencimentos, cumprimento da lei do piso - que hoje estaria 69,44% defasado, de acordo com o sindicato -, IPE com pleno atendimento e sem aumento de descontos, fim do fechamento de turmas e escolas e a disponibilidade de merenda para todos os alunos
A assembleia dos professores ocorre nesta quinta-feira no centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia. A primeira chamada ocorre às 12h30 e a segunda às 14h.