As estações do Trensurb tem frequentemente sofrido com atos de vandalismo. Uma rede de sinalização furtada na madrugada de domingo faz com que os trens operem com velocidade reduzida entre as estações Esteio e Luiz Pasteur, em Sapucaia do Sul. O atraso chega a quatro minutos. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Trensurb volta ao normal, mas terá nova paralisação no dia 1º
Primeiro dos novos trens da Trensurb volta a transportar passageiros nesta segunda-feira
Segundo o diretor de operações substituto do Trensurb, Carlos Augusto Belloli, em entrevista ao Gaúcha Repórter, o reparo deve ser feito na noite desta segunda-feira. A ação depende de boas condições climáticas. O prejuízo com os furtos de equipamentos aos cofres é contabilizado:
– Lamentavelmente o custo não é baixo. São equipamentos bastante dispendiosos em termos de recursos. Então temos equipamentos que chegam a custar R$ 60 mil em sua substituição – afirma Belloli.
Na última sexta-feira, um homem foi preso em flagrante. Para o diretor de operações substituto do Trensurb, a punição em casos como estes deveria ser mais rigorosa.
– Não se trata só de um furto, se trata de um atentado à segurança do nosso sistema. Estamos encaminhando todos os subsídios para a polícia civil e MP para poder fundamentar e subsidiar esses órgãos a tratar de uma forma um pouco mais rigorosa esse aspecto de roubo de carro – diz.
Carlos Augusto Belloli também falou sobre a situação das escadas rolantes das estações de São Leopoldo e Unisinos. Elas não estão funcionando e não serão reparadas, mas substituídas.
– Essas escadas estão passando por um processo de substituição. A expectativa é que a substituição esteja completa em no máximo cinco meses – explica.
*Rádio Gaúcha