– Chuva de pedra em Novo Hamburgo. M-E-U D-E-U-S!
Assim descreve Nilson Antônio dos Reis, 51 anos, sobre o cenário que passava diante do seu para-brisa na manhã desta quinta-feira. Surpreso diante de uma BR-116 coberta de gelo, o motorista pegou o celular e gravou, por 50 segundos, o trajeto na área urbana de Novo Hamburgo. Assista ao vídeo abaixo:
– Nunca tinha visto nada parecido com isso. Parecia neve. Eu pensei: onde eu tô? Parecia qualquer outro lugar, a Europa, mas não Novo Hamburgo. Tive que gravar pra mostrar pro pessoal – conta ele, consciente de que é perigoso lidar com o telefone enquanto dirige.
– Andei devagarinho, porque a pista estava muito escorregadia – ressalta.
O vídeo foi distribuído nos seus grupos de WhatsApp, mas ganhou repercussão fora deles, nas redes sociais. Nos comentários, os moradores também se mostraram surpresos – "Nossa, foi feio mesmo" – e houve até quem oferecesse serviços de martelinho de ouro.
Leia mais:
Chuva de granizo causa estragos no interior do Estado
"Nunca tinha visto isso", diz subchefe da Defesa Civil sobre Não-Me-Toque
Temporais com granizo podem se repetir nesta quinta
Antes de percorrer por cerca de três quilômetros a BR-116, entre a Rua 7 de Setembro e o Viaduto Ayrton Senna, Reis conta que ficou cerca de 10 minutos parado, sob a frágil proteção de uma árvore, enquanto a chuva de granizo caia sobre a cidade.
– Fiquei apavorado. Estavam caindo pedras muito grandes. O barulho era horrível, parecia que ia quebrar tudo – relata o motorista, que trabalha para uma indústria da cidade. – Quando vi que acalmou, segui até a 116. Mas aí me assustei ainda mais com aquele caos. Tava tudo tapado de gelo.
Assim como o capô do Logan de Reis, diversos outros carros foram amassados e casas foram destelhadas pelas pedras de gelo em Novo Hamburgo. A Defesa Civil ainda não tem um balanço dos estragos. Entre os bairros mais atingidos estão Boa Saúde, Canudos, Ideal, Industrial, Primavera, Rondônia e Ouro Branco.
Veja outro registro em vídeo do granizo em Novo Hamburgo: