Três empresários que são sócios de revendas de veículos de Cachoeirinha e um traficante foram presos na manhã desta sexta-feira em mais uma fase da operação Clivium da Polícia Civil. As prisões ocorreram durante o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em residências e revendas de Cachoeirinha, e em residências em Sapucaia do Sul e Porto Alegre.
Documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos para dar sequência ao inquérito que investiga lavagem de dinheiro em benefício ao tráfico de drogas. De acordo com o delegado da 1ª Delegacia Regional Metropolitana, Endrigo Veiga Marques, a investigação iniciou em 2014.
Leia mais
Polícia desarticula depósito de armas e drogas na Capital
Jovem de 21 anos é encontrado morto dentro de casa em Viamão
A primeira operação do caso ocorreu no ano passado, quando cerca de 90 pessoas envolvidas com o tráfico foram presas na região. Um veículo apelidado de "Caveirão da Morte", por possuir todo um aparato de proteção, também foi apreendido na ocasião. O carro era um Civic que havia sido transformado em veículo de guerra do crime.
Na nova fase, a polícia procurou desarticular o esquema com as revendedoras que beneficiavam a atuação do tráfico.
– A polícia vem intensificando esta investigação para descapitalizar os criminosos e evitar que eles voltem a se reestruturar _ destacou.
Segundo o delegado, os traficantes compravam os carros das revendedoras investigadas em nome de laranjas que eram pessoas aparentemente idôneas, sem envolvimento com o crime.
A estratégia era utilizada para desviar a atenção da polícia. Os carros, porém, eram utilizados em benefício pessoal dos traficantes e para o transporte de armas e drogas. Além dos equipamentos eletrônicos, a polícia apreendeu armas, um Vectra e um Uno.
Os traficantes envolvidos no esquema seriam vinculados à facção criminosa Os Manos. Um dos líderes, Vinícius Antônio Otto, está preso desde o ano passado no Presídio de Alta Segurança de Charqueadas. Outro líder, o Felipe Nassif Lopes, que seria responsável pela célula de Cachoeirinha, está foragido.
Um dos empresários detidos nesta sexta-feira em Cachoeirinha foi preso com mandado de prisão temporária de cinco dias. A prisão pode ser prorrogada por mais cinco dias ou convertida em preventiva, quando não há previsão de soltura.
Ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma. Uma pistola 380 foi encontrada na casa dele durante o cumprimento da prisão.
Os outros dois empresários, um de Cachoeirinha e outro de Sapucaia, também foram presos em flagrante por posse de arma e de munições.
O traficante preso na operação estava com um revólver 38 e dinheiro proveniente do tráfico. A casa onde ele foi preso em Cachoeirinha seria um ponto de tráfico. Os nomes dos presos não foram relevados pela polícia.
Operação Clivium
Donos de revendas de veículos e traficante são presos em operação contra lavagem de dinheiro
Investigação pretende desarticular esquema que beneficia o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre
Schirlei Alves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project