Os gaúchos podem ser preparar para ficar com os guarda-chuvas fora do armário por alguns dias. A chuva que começou na manhã de sábado vai avançar ao longo da próxima semana, com algumas pausas. É o que preveem os institutos de meteorologia.
– A chuva deste fim de semana é consequência de um sistema de baixa pressão, que será sucedido por uma frente fria. E outra frente fria, a seguir. Será uma semana molhada – resume o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo.
Leia mais:
Fim de semana com tempo instável
Início de julho teve veranico
Um inverno mais frio e chuvoso
O domingo terá pouca chuva, mas as precipitações devem aumentar na segunda-feira. Serão moderadas, mas contínuas. São as chamadas chuvas de inverno – constantes, mas não muito fortes, sem raios e trovões (característicos das tempestades de verão), descreve Nascimento.
Por causa do tempo mais fechado, as temperaturas não caem muito no começo do dia e não sobem tanto na parte da tarde – os termômetros não devem marcar mais de 15ºC em Porto Alegre.
O frio também será moderado na Região Sul. Não há previsão de geada ou neve, até porque não haverá frio suficiente para isso. A partir de terça-feira deve ficar um pouco mais frio, mas não muito, avisa o meteorologista.
A previsão é que chova todos os dias ao longo da próxima semana, com breves intervalos de tempo seco.Nada que preocupe muito a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil do município de Porto Alegre, que não registraram qualquer problema oriundo de desastre natural neste fim de semana.