A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria, que funciona em anexo ao Hospital Casa de Saúde, voltou a contar com um aparelho de raio-x após quase três meses sem o equipamento. De acordo com a administração, são feitos, por mês, 1,8 mil exames, que ficaram prejudicados durante esse período.
De acordo com o administrador Rogério Carvalho, o aparelho voltou a operar normalmente na terça-feira (12). Ele destaca que a UPA atende casos de urgência e emergência, ou seja, atendimentos eletivos (consultas, por exemplo) são feitos no Hospital Casa de Saúde, que fica ao lado, a partir de agendamento na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
Durante o período em que esteve sem o aparelho, a UPA encontrou duas alternativas para evitar que os pacientes ficassem desassistidos: um raio-x móvel que é usado dentro da UPA, mas que não faz todos os exames; e o raio-x da Casa de Saúde.
“O hospital fica distante coisa de 150 metros da UPA. Houve esse desconforto para o paciente, mas foi a forma que encontramos de continuar fazendo exames. No caso daqueles que não tinham como se locomover, disponibilizamos ambulâncias”, explica.
Carvalho contou à reportagem que o problema surgiu no fim de março. O equipamento foi adquirido em 2012 e a suspeita é que o defeito tenha surgido devido ao excesso de uso. “Imediatamente depois”, disse, o aparelho foi levado para Passo Fundo, onde fica a empresa responsável pela manutenção. O defeito era no tubo de raio-x, que precisava ser substituído, mas um novo precisou vir do exterior.
Quando chegou, se descobriu que o gerador de raio-x também apresentava defeito. Após testes, a empresa concluiu que não tinha condições de fazer a manutenção. Ainda, a fábrica responsável pelo desenvolvimento do equipamento fechou. Então ele foi levado para casa de um radiologista do Rio de Janeiro que podia consertá-la. No entanto, após avaliação, ele informou um orçamento em que o valor do conserto era maior do que o de uma máquina nova.
Ainda no Rio de Janeiro foi localizada uma empresa que poderia fazer a manutenção por um preço considerado razoável pela administração da UPA.
Foram gastos cerca de R$ 30 mil no conserto.