Com a chuva que atingiu Cachoeira do Sul, na Região Central, na segunda-feira (11), famílias que vivem na localidade de Piquiri, próximo da BR-290, tiveram que deixar suas casas. Choveu cerca de 160 mm em 12 horas de acordo com a Defesa Civil.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, o trabalho de retirada das pessoas começou por volta das 14h de segunda. Júnior explica que a região é mais baixa, razão pela qual houve acúmulo de água. Como choveu muito em um período pequeno de tempo, os bueiros não conseguiram dar vazão à água, ou seja, “o sistema de drenagem pluvial sofreu um colapso”.
Seis residências foram inundadas. Cinco pessoas ficaram desabrigadas (encaminhadas para um abrigo municipal) e cinco ficaram desalojadas (conseguiram abrigo na casa de amigos ou parentes).
Questionado quanto à possibilidade de o rio ter sido o responsável pelos alagamentos, o coordenador Júnior respondeu que ele está 60 cm acima do nível normal, que é de 18 metros.
“Para que ele cause problemas, deve atingir a altura de 22 metros”, diz Júnior.
As pessoas desabrigadas estão no Salão Comunitário da localidade de Piquiri. A Defesa Civil monitora a região e aconselhou aos moradores que não retornem para casa, pois há previsão de mais chuva, e a expectativa é que seja semelhante a que atingiu a cidade na segunda.