O Ministério Público de São Paulo denunciou quatro homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentadora da previsão do tempo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
Maju, como é conhecida a jornalista, sofreu ataques racistas na página do programa no Facebook em julho de 2015.
A denúncia do Ministério Público explica como o grupo planejou e executou os ataques contra Maju. Segundo a promotoria, Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Sales e Kaique Batista marcaram o dia e os horários para realizar os ataques. Eles contavam com a ajuda do profissional de informática Luis Carlos de Araujo. Juntos eles induziram outras pessoas a praticar os crimes, muitas delas menores de idade.
Leia mais:
Ira contra Maju é soma de impunidade e desejo de fama, dizem especialistas
Racismo contra Maju, apresentadora do tempo do "Jornal Nacional", gera campanha
Professora de Joinville fantasiada com blackface gera discussão nas redes sociais
Além de racismo e injúria, os acusados foram denunciados por falsidade ideológica, corrupção de menores e formação de associação criminosa na internet. As penas variam de 7 a 20 anos de prisão.
Os menores que confirmaram participação nos ataques são considerados coautores e vítimas de corrupção de menores. A participação deles será analisada pela Promotoria da Infância e Juventude.