A prefeitura de Santa Maria abriu na manhã desta quinta-feira (16) os envelopes com as propostas das empresas interessadas em executar obras de construção de redes de energia elétrica de média e baixa tensão, bem como da iluminação pública, o bairro Km 3 em Santa Maria.
Até o fechamento da reportagem, o número de empresas interessadas, o nome delas, de onde são e quanto estão dispostas a receber pelos serviços não havia sido divulgado. No entanto, a prefeitura informa que será aberto período para recursos.
De acordo com a superintendente da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Lídia Rodrigues, 300 famílias serão beneficiadas com a obra.
A licitação está orçada em R$ 496.079,85. A obra deve ficar pronta em três meses a partir do dia em que for assinado o contrato com a vencedora do processo, que é uma tomada de preço, ou seja, vence aquela que oferecer o menor preço e tiver a melhor técnica.
O edital descreve que a rede elétrica será construída em uma área de 183.865 m² entre a Rua Oswaldo Cruz e o Rio Vacacaí-Mirim.
Ainda, foi firmado um acordo com a AES Sul, concessionária de energia responsável pelo fornecimento em Santa Maria, onde ficou acertado que o projeto da obra será válido por dois anos.
Água e esgoto no Km 3
Desde dezembro de 2015 estão em andamento as obras da rede de água e esgoto no Km 3. Elas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e custam R$ 5,4 milhões.
A prefeitura estimava que o trabalho ficaria pronto em até 120 dias, no entanto, está entre 80% e 85% concluído. O cronograma está sendo respeitado pela Cotrel, empresa responsável pelas obras.
O projeto prevê pavimentação de ruas, meio-fio, drenagem pluvial, rede elétrica e de esgoto. Cerca de 360 famílias residentes às margens do Rio Vacacaí-Mirim serão beneficiadas.