A semana promete ser congelante. Por conta disso, a necessidade de quem não tem condições de se manter aquecido torna-se ainda maior e mais dolorosa. Quem vasculhar o guarda-roupas e localizar peças quentinhas sem uso que podem ganhar um novo dono neste período tem muitas opções de locais onde fazer a doação na Capital.
Mas, na Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por exemplo, engana-se quem pensa que vai encontrar uma caixa de papelão num canto destinada às doações de casacos, calças e sapatos. Há cerca de um mês, um varal na fachada do prédio histórico na Avenida Independência chama atenção de quem passa. A lógica é simples: doa quem pode, pega quem precisa.
Leia mais
Campanha do agasalho da comunidade judaica recolhe 45 mil peças em oito horas
"Loja" de roupas a céu aberto doa agasalhos para moradores de rua
Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar
Por ali, já passaram 1,8 mil peças, entre roupas e calçados. Além dos cabides, há voluntárias que durante alguns momentos do dia fazem uma vitrine viva. É uma forma artística de fazer a roda da solidariedade girar.
A comerciante Caroline Cavazotto, 22 anos, de Florianópolis, havia saído de uma loja onde comprou botas novas quando passou pela sede da secretaria. Incentivada pelo namorado, o comerciante Júlio Lafonte, 25 anos, já deixou o par antigo na janela do prédio, à espera de um novo dono.
A mesma atitude teve Sabrina Silva, 37 anos. Tratando de um câncer de mama, ela decidiu deixar no varal um lenço que estava sem uso.
– Eu não me acostumei com o lenço, não sei amarrar. Eu adoro essas campanhas, fico emocionada quando vejo – contou Sabrina.
Incentivo ao desapego
Para Fábio Verçoza, Embaixador da Cultura do RS e idealizador da iniciativa na SMC (que integra a campanha do agasalho da prefeitura de Porto Alegre), expor as peças é uma forma de mostrar que estão em boas condições e que podem ser usadas por quem precisa.
– Um papeleiro passou, viu um par de tênis e perguntou se podia pegar. Tirou o dele e quis deixar para doação. Uma outra senhora quis saber se poderia experimentar porque, se não servisse, não tiraria de outra pessoa que poderia usar – conta Fábio, citando a possibilidade de escolha das peças como outro ponto positivo da campanha.
Despidos do egoísmo
Ainda na ideia de chamar a atenção para a importância da causa, Fábio e outras personalidades voluntárias – a Miss Porto Alegre Plus Size, o Mister RS, ex-integrantes da Corte do Carnaval, uma gestante, e até uma idosa em tratamento para o câncer, entre outras – se despiram para incentivar a população a desapegar-se daquilo que não usa mais.
As imagens feitas pelo fotógrafo Luciano Lanes, da prefeitura, integram a exposição "A roupa que você usa expressa quem você é. O ato de doar também".
– O objetivo é despir-se da estética, do egoísmo, é desapegar-se – comentou Fábio, lembrando o desafio de se expor, mesmo com 58kg a menos.
O varal está montado na fachada da SMC (Avenida Independência, 453), durante a semana, das 7h às 18h30min e deverá permanecer até o final da campanha, no dia 6 de agosto. As fotos estão expostas até domingo no Porto Boteco Alegre (Avenida Erico Verissimo, 627). O ingresso é a doação de um agasalho. A partir do dia 14, a exposição estará na sede da SMC.
Doe itens em boas condições
– Doe uma coisa que gostaria de receber. Não temos condições de higienizar, costurar, apenas fazemos a triagem e distribuímos.
Assim, o tenente-coronel Alexandre Martins de Lima, subchefe da Defesa Civil Estadual, tenta sensibilizar a população para que faça doações de itens em condições de uso. No ano passado, segundo ele, metade do material arrecadado era descarte, ou seja, quando as pessoas fazem limpeza nos armários e, em vez de colocar no lixo, destinam à campanha.
Nesta edição, além de agasalhos estão sendo recebidos outros tipos de doações como alimentos não-perecíveis, material de higiene e limpeza, livros, material escolar. A intenção é reunir doações para atendimento imediato das pessoas de cidades acometidas por eventos climáticos.
O destino das doações são creches, asilos, associações, entidades que procuram pela Defesa Civil e fazem o pedido. Uma equipe visita os interessados para verificar a necessidade. Mais informações: 3210-4220, ou na página www.defesacivil.rs.gov.br .
Leia mais
Frio intenso marca amanhecer de terça-feira em Porto Alegre
RS amanhece com temperatura negativa em diversas regiões
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira a mínima deve alcançar 5ºC, com possibilidade de geada. O mesmo quadro deve se repetir na quarta-feira. Na quinta, a temperatura cairá mais ainda, com termômetros próximos de 1ºC.
Veja no mapa os pontos que recebem doações: