Mais de três mil caixas de leite foram arrecadadas pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) para ajudar no revestimento de casas de famílias de baixa renda do bairro Nova Santa Marta. A iniciativa, chamada de Caixas do Bem, é uma parceria entre os cursos de Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Materiais e envolve cinco professores e 40 alunos.
Segundo a professora Isabel Padoin, do curso de Serviço Social, a iniciativa surgiu dentro de um projeto de extensão do curso que atua no colégio Adelmo Simas Genro, no Alto da Boa Vista.
– O curso tem um projeto que analisa a evasão escolar na escola. Após um levantamento de dados, verificamos que os alunos dos 6º e 7º anos são os que mais evadem. Dentro da proposta, devemos realizar uma triagem da vulnerabilidade social e do risco entre os 80 alunos – diz Isabel.
As embalagens são grampeadas umas às outras nas paredes de madeira das casas e funcionam como um isolante térmico: protegem do frio, do vento, da chuva e da umidade. No inverno, ajudam a aquecer as casas e, no verão, fazem o sistema contrário, resfriando as residências.
As caixas de leite são adaptadas ao tamanho das casas, que serão medidas assim que o projeto acadêmico for aprovado na Plataforma Brasil. Quem quiser pode seguir doando as caixas de leite higienizadas e cortadas no prédio 13 do Campus 3 da Unifra, que fica na Rua Silva Jardim.
Casas forradas e quentinhas
A casa da cuidadora de idosos Iara Terezinha Xavier, 47 anos, foi uma das 14 beneficiadas em projeto semelhante realizado pela Cruz Vermelha em junho do ano passado. Ela mora com o sobrinho em uma casa de madeira na Vila Lorenzi.
Depois de um ano, as caixinhas seguem lá, quase intactas. Resistiram à chuva e ao vento do inverno passado.
– Realmente funciona. A madeira que eu coloquei antes, para tapar os buracos, já está velha e podre. E as caixinhas estão perfeitas. Se mais projetos desses existissem, poderiam tapar as casas de muita gente. Estou pensando em revestir a minha casa por dentro com as caixinhas – afirma Iara.