O vento forte que atingiu algumas cidades de Santa Catarina entre a tarde e a noite de domingo provocou pelo menos quatro mortes no Planalto Serrano e Norte catarinense.
Entre os mortos identificados, Daniel da Silva Farias, de 62 anos, Valdivina Alves de Oliveira, de 55 anos e Francisco Alves Proença de 90 anos, moravam na mesma casa, em uma área rural do município de Ponte Alta do Norte. As vítimas estavam dentro da residência na hora em houve o desmoronamento. O três chegaram a ser encaminhados para hospitais de cidades próximas, mas não resistiram aos ferimentos. Uma quarta familiar, que não teve nome divulgado, está internada no Hospital de Curitibanos.
Já na cidade de Porto União, Artur Leonor Rebein, de 52 anos, morreu no bairro Stenguel depois que a propriedade em que trabalhava como chacreiro foi destelhada.
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Roberto Adriano Roper, ainda nesta manhã haverá uma reunião entre as autoridades da cidade para calcular os prejuízos e número de casas atingidas.
– Inicialmente tínhamos a informação que oito residências haviam sido completamente destruídas, mas como a região atingida é de difícil acesso, esse número irá aumentar – contou Roper.
De acordo com guarnições que atenderam as ocorrências, em Ponte Alta do Norte, ao menos 20 pessoas receberam atendimento no Hospital de Curitibanos. Em Porto União, cerca de 100 casas foram atingidas e a cidade segue sem energia elétrica. É grande a quantidade de animais mortos, sendo vacas, bois, carneiros, ovelhas entre outros.
A Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Defesa Civil e Polícia Militar estão no local. O Secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, chega na de Porto União no início da tarde para avaliar a situação da região.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense
Leia mais sobre o tempo no Blog do Puchalski