A edição de 2016 da principal premiação de jornalismo do Brasil, ExxonMobil – antigo Prêmio Esso – foi cancelada após 60 anos ininterruptos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela patrocinadora do concurso, a multinacional de petróleo e gás norte-americana ExxonMobil. O motivo, segundo a empresa, é revisar o programa e o formato da premiação para contemplar tanto as mídias tradicionais como as novas formas em que o jornalismo vem sendo exercido no Brasil.
Em nota, a empresa lembra que mais de 33 mil trabalhos jornalísticos foram julgados nos últimos 60 anos resultando em mais de mil prêmios aos melhores profissionais da imprensa do país.
Leia mais:
Em Pauta ZH: um dia para discutir os rumos do jornalismo
Zero Hora conquista Regional Sul do Prêmio Esso 2015
Em 2015, na 60ª edição, foram distribuídos R$ 123,2 mil em prêmios em dinheiro. Além do prêmio principal, de R$33 mil, foram contemplados outros 13 trabalhos, incluindo os prêmios ExxonMobil de Reportagem, Fotografia e Telejornalismo, e as 10 premiações de categoria de mídia impressa. Zero Hora venceu a categoria Regional Sul da 60ª edição, com o trabalho Cicatrizes.
Uma das maiores companhias privadas de petróleo e petroquímica do mundo, a ExxonMobil está presente em cerca de 200 países e territórios. No Brasil, é a mais antiga petrolífera, com 103 anos de atuação. Atualmente, a companhia atua nas áreas de Exploração e Produção, Químicos e Prestação de Serviços nas cidades de Curitiba, São Paulo, Paulínia e Rio de Janeiro.