Com que frequência você lava as mãos? O Dia Mundial da Higienização de Mãos, celebrado hoje, busca chamar a atenção para a importância de evitar infecções relacionadas à assistência à saúde – já que os microrganismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde, daí o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mas em tempos de preocupação com a gripe A, higienizar as mãos com frequência é uma medida que toda a população precisa adotar como forma de evitar a transmissão de vírus e bactérias.
Leia outras notícias
– A higiene das mãos é considerada a medida mais simples e mais eficaz na prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde – explica Michele Borges, professora da Escola Profissional de Cardiologia e enfermeira do controle de infecções hospitalares da Santa Casa.
Para a comunidade em geral, o foco é ensinar hábitos cotidianos que podem fazer diferença na prevenção da gripe. A higiene das mãos pode ser feita com álcool gel, mas especialistas dizem que a combinação de água corrente e sabão também é efetiva. Não há uma regra para a lavagem das mãos para a população em geral (apenas para profissionais de saúde), mas há passos importantes que se forem seguidos garantem a limpeza. Veja o passo a passo abaixo.
Na quarta-feira pela manhã, na Unidade de Saúde Cohab Cavalhada, a dona de casa Edna Xavier Nascimento, 21 anos, foi medir a pressão arterial e recebeu orientações sobre como lavar as mãos. Acompanhada dos filhos Luiza, um ano e dez meses, e Bernardo, cinco anos, ela recebeu álcool gel e material informativo sobre a higienização das mãos. A campanha é realizada pela Coordenação Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CMCIH/CGVS) da SMS, com as comissões de controle dos hospitais.
– Não sabia que existia um jeito certo para lavar as mãos. É importante porque eles colocam a mão em tudo, até na terra – conta a mãe.
Enquanto a pequena Luiza esfregava as mãozinhas com álcool gel, o mano Bernardo demonstrava que já conhece o assunto:
– Tem que lavar as mãos antes de comer a comida – comentou o menino, que adquiriu o hábito na escola.
O guri tem toda a razão. É fundamental higienizar as mãos sempre que for alimentar-se, que for manusear e servir alimentos, que iniciar ou terminar qualquer tarefa, que sair do banheiro, e que utilizar qualquer material de limpeza.
– Depois que ele vai ao banheiro, antes das refeições, antes de dormir e quando ele acorda, costuma lavar as mãos. Às vezes, tem que insistir um pouco, mas agora ele sabe direitinho – disse a atendente de call center Paula Santos Duarte, 36 anos, sobre o filho Luís Felipe, cinco anos.