Com que frequência você lava as mãos? O Dia Mundial da Higienização de Mãos, celebrado hoje, busca chamar a atenção para a importância de evitar infecções relacionadas à assistência à saúde – já que os microrganismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde, daí o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mas em tempos de preocupação com a gripe A, higienizar as mãos com frequência é uma medida que toda a população precisa adotar como forma de evitar a transmissão de vírus e bactérias.
Leia outras notícias
– A higiene das mãos é considerada a medida mais simples e mais eficaz na prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde – explica Michele Borges, professora da Escola Profissional de Cardiologia e enfermeira do controle de infecções hospitalares da Santa Casa.
Para a comunidade em geral, o foco é ensinar hábitos cotidianos que podem fazer diferença na prevenção da gripe. A higiene das mãos pode ser feita com álcool gel, mas especialistas dizem que a combinação de água corrente e sabão também é efetiva. Não há uma regra para a lavagem das mãos para a população em geral (apenas para profissionais de saúde), mas há passos importantes que se forem seguidos garantem a limpeza. Veja o passo a passo abaixo.
Xô, gripe!
Lavar as mãos é a melhor maneira de prevenção
Hoje é o Dia Mundial da Higienização de Mãos. Embora o foco seja evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, lavar bem as mãos é uma medida fundamental para prevenir a gripe
Roberta Schuler
Enviar email