A história deles bem que poderia fazer parte das estrofes da música Alma Gêmea, de Peninha, que ficou famosa ao ser interpretada pelo cantor Fábio Júnior. Moacir João Cattelan e Regina Cattelan cresceram juntos, em Jaguari. Mas, antes de a história do amor deles ter início, eles cultivaram uma bela amizade. Os dois eram vizinhos, na localidade de Bom Respiro, e também foram colegas na escola.
– Quando nós tínhamos mais ou menos 7 ou 8 anos, os nossos pais descobriram que tínhamos nascido no mesmo dia. Com o tempo, fomos sendo mais amigos. A gente ia e voltava da aula juntos, até que ela foi estudar em São Borja. Depois, quando nós tínhamos 18 anos, começamos a conversar de novo em um baile em Jaguari e namoramos por 10 anos, até que decidimos nos casar – lembra Moacir.
Desde os 12 anos, seu João Pedro tira das pedras o sustento para viver
Nascidos em 20 de maio de 1942, os dois completam, nesta sexta-feira, 74 anos. E, na visão de ambos, são como dois irmãos.
– A gente tinha uma amizade muito forte, eu tinha ele como um irmão. A gente se ama, e é o amor que fez a gente conviver todos esses anos juntos, com paciência, amor e tolerância. Eu digo que nós dois somos gêmeos que nasceram de pais diferentes – afirma Regina.
Conheça a doceira que cresceu junto com o bairro Medianeira
Durante 49 anos, Moacir permaneceu à frente do armazém que leva o seu sobrenome, no bairro Nossa Senhora do Rosário, local que o casal escolheu para morar. Ele veio antes mesmo do casamento, à procura de emprego e, logo depois de trabalhar em um restaurante e juntar um pouco de dinheiro, abriu o estabelecimento na Rua do Rosário, junto à residência onde os dois criaram os três filhos.
A ideia, segundo os dois, é fechar o "bolicho" assim que ele completar 50 anos, em janeiro.
– Eu trabalho porque gosto, mas, na nossa idade, a maioria das pessoas não trabalha mais. Eu tenho problema de coluna e acho que já está na hora de parar. Durante muito tempo, a gente trabalhava direto, dia e noite. Mas é aqui que o pessoal se encontra, conversa. Sabemos tudo o que se passa na cidade através dos vizinhos, que nos avisam – brinca Moacir.
O segredo da parceria
Regina é professora aposentada do Ensino Fundamental e, agora, é ministra de eucaristia na Igreja do Rosário. Nesta sexta, os dois devem celebrar a data na presença de amigos, vizinhos e familiares. O segredo da parceria?
– Ninguém é perfeito. Todos temos nossas diferenças individuais, mas que a gente procura sempre se adaptar. O segredo é a união, paz, compreensão e carinho. Só temos a agradecer a todos que partilham com a gente essa data durante todos esses anos – diz Regina.