"Esse enfermeiro é bom, tem paciência com a gente para dar banho". Essa foi a mensagem escrita em um guardanapo de papel por um paciente do Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e endereçada ao enfermeiro Eduardo de Campos. O agradecimento feito por Nery dos Santos, de 84 anos, que há cerca de duas semanas aguarda por uma cirurgia no fêmur, foi suficiente para alegrar o dia do profissional.
– Foi uma semana bem cansativa e, de repente, esse bilhete veio como uma luz – afirma Eduardo.
Nery aguardava há cinco dias no corredor do Pronto Socorro, quando teve o primeiro contato com Eduardo que é formado em Enfermagem, mas atua como técnico no HUSM. Foi depois do banho, que o idoso resolveu agradecer o profissional pelo cuidado. Como está com dificuldades para falar, por conta de uma traqueostomia, escreveu o recado em um guardanapo que veio junto com a refeição e pediu que a filha a entregasse a Eduardo.
– Eu sou bem falante e gosto de conversar com os pacientes. Como ele está com uma fratura, eu fiz o mesmo procedimento que se faz em um resgate na rua. Mas acho que o contato pessoal e o diálogo que fizeram a diferença – conta Eduardo, que também trabalha em uma empresa que atende emergências.
Durante o banho, ele segurou as costas do paciente enquanto a colega fazia a higiene e explicou calmamente o que iria ser feito, principalmente quando chegou perto do local do ferimento.
– A gente nota que os pacientes sempre ficam tensos e fazem expressão de dor, quando chega na parte dolorida. Mas ele não fez. Ele ficou tranquilo e quando perguntei se estava tudo bem, ele fez um sinal de positivo – diz.
Depois de receber o agradecimento, Eduardo compartilhou uma foto do bilhete em seu Facebook. Ele diz que o principal motivo foi chamar a atenção dos profissionais da saúde sobre a importância de ser gentil com os pacientes, principalmente nos momentos mais delicados como o caso de Nery que é idoso e aguardou por cerca de duas semanas por um leito no hospital.
– Eu vejo essa gurizada fazendo cursos da área da saúde só por status. Eles não querem ter o contato pessoal com o paciente. Quando eu me formei, também tinha uma expectativa bem diferente da profissão, mas depois eu vi que as coisas não são tão bonitas como se pensa. Por isso, quis mostrar que mesmo assim, precisamos ter o cuidado com as pessoas, pois estamos lidando com vidas – declara.
A publicação, que tinha como único intuito fazer uma reflexão sobre a relação entre paciente e profissional, acabou tendo mais repercussão do ele imaginava. Até a tarde desta segunda-feira, a postagem já tinha alcançado 23 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos.
– Eu estou surpreso com a repercussão, não fiz nada de mais. Tratar bem as pessoas é uma coisa normal que deve ser feito sempre e por todos os profissionais que trabalham diretamente com pessoas. É uma questão de educação – diz.
A repercussão foi tão grande que o enfermeiro não conseguiu dar conta de responder todas as mensagens enviadas por pessoas de todo o país em sua página no Facebook. Ele conta que muitas se disseram emocionadas com o gesto a ponto de decidir trabalhar na área da saúde. Segundo Eduardo, foram cerca de 400 mensagens e tantas solicitações de amizade que, na tarde desta segunda-feira, ele já tinha cinco mil amigos – limite estabelecido pela rede social.
"Para nós é uma surpresa"
Desde o dia 24 de abril quando deu entrada no pronto-socorro, após cair no quarto de casa e fraturar o fêmur, Nery aguarda para realizar a cirurgia. Por conta da superlotação, o procedimento, marcado para acontecer nesta segunda-feira foi adiada mais uma vez.
Em meio à situação complicada, a filha do idoso, Noranei dos Santos Muller, 56 anos, quem entregou o bilhete para o enfermeiro, comemora a atenção do profissional com a família. Diariamente, recebe ligações de Eduardo que pede solicita notícias do idoso.
– Para nós é uma surpresa. É raro alguém se interessar pelo caso, porque hospital todos os dias somos atendidos por alguém diferente. Mas ele se interessou e criamos uma amizade bem bonita – diz a dona de casa.