Foi realizada neste sábado em Tramandaí, no Litoral Norte, a Festa Nacional da Cavalaria, em homenagem ao Marechal Manoel Luis Osorio. Uma amostra dos blindados, aeronaves e das armas de cavalaria do Exército brasileiro estiveram à disposição do público que compareceu ao parque histórico que leva o nome do militar nascido há 208 anos e que é patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro.
Leia mais
Festa no Litoral celebra os 208 anos do nascimento do Marechal Osorio
Ex-comandante da 3ªDE é cotado para cargo em possível governo Temer
Comandante do Exército diz acreditar nas instituições
Trezentos e sessenta militares, 105 cavalos, 41 viaturas, como jipes e blindados, e dois helicópteros estiveram envolvidos nas homenagens. Durante a festa, os militares apresentaram uma peça contando os principais momentos da vida do patrono da Arma de Cavalaria, como participações em batalhas. Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a tradicional "Carga de Cavalaria", quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzaram a galope o cenário da apresentação. Prestigiaram as atividades o comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
O evento é organizado anualmente pelo Comando Militar do Sul, através do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG) - Regimento Osório, de Porto Alegre, a mais antiga unidade de cavalaria do Exército brasileiro que, por duas vezes, foi comandada por Marechal Osorio. O sítio histórico fica no km 101 da RS-030 e tem esse nome por abrigar a casa onde nasceu Marechal Osório.