Foi assinado na manhã de ontem o contrato que oficializa a parceria público-privada (PPP) que viabilizou o asfaltamento da Estrada Sílvio Schirmer, que dá acesso ao distrito de Pains e liga a Faixa Nova de Camobi à entrada secundária do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra já começou e está orçada em R$ 2,8 milhões, usados para asfaltar o trecho de 1,9 quilômetro entre a rodovia federal e a entrada para o campus.
A previsão é de conclusão em até 90 dias, dependendo do tempo. Porém, um problema no fornecimento de cimento asfáltico pela Refinaria Alberto Pasqualini, na Região Metropolitana, que só deve ser resolvido em meados de junho, pode afetar o cronograma, conforme o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Tubias Calil. Há 35 dias a prefeitura não recebe o material, que está atrasando a programação de tapa-buracos e recapeamentos em outras ruas da cidade.
A parceria foi firmada entre a prefeitura, a UFSM e a incorporadora Urbanes Empreendimentos. A empresa está construindo o residencial Eco Village, localizado na estrada Sílvio Schirmer e, por isso, também tinha interesse no investimento. De acordo com a prefeitura, a UFSM está responsável por fornecer materiais como areia e brita, usados na estrutura da estrada. A Urbanes trabalha na drenagem e na sub-base, inclusive com a mão de obra. E funcionários da prefeitura estão colocando o cimento asfáltico, que dá acabamento à pavimentação.
Tubias informou, durante a cerimônia realizada na manhã de ontem, que a prefeitura já trabalha em outra iniciativa semelhante. A Rua João Franciscatto, que dá seguimento à estrada Sílvio Schirmer, da BR-287 à Rua Antônio Gonçalves do Amaral, no bairro São José, deve ser asfaltada por meio de parceria com a empresa Zucchetti e Marodin Empreendimentos, que está fazendo o Condomínio Terras de Santorini. Asfaltada, a rua se tornará uma alternativa às faixas velha e nova, já que haverá uma ligação pavimentada através do bairro São José, da Avenida Oswaldo Cruz, no bairro Km 3 até a estrada para Pains.