Após uma semana de suspensão na campanha de vacinação contra o vírus Influenza, por falta de doses, quem ainda não recebeu a imunização só poderá procurar postos de saúde na terça-feira. O Estado recebeu as doses do Ministério de Saúde na quinta-feira. Um veículo da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) foi até Porto Alegre para buscar as doses e retornou já nesta sexta-feira, quando as vacinas foram distribuídas aos 32 municípios de abrangência. Em Santa Maria, a redistribuição aos postos de saúde será feita na segunda-feira, por isso, as vacinações serão retomadas só no dia seguinte.
Vacinas chegam na sexta na região central, mas distribuição será apenas na segunda
Santa Maria receberá cerca de 28 mil doses da vacina, pouco menos que o total previsto. O restante deverá chegar nos próximos dias.
– Tivemos que contar e anotar todos os lotes, por isso, vamos distribuir na segunda aos postos e recomeçaremos a vacinação na terça. Acho que, diante de tanta procura, todos do grupo prioritário devem ser imunizados até o próximo final de semana. Mas o mais importante é que as pessoas continuem dando atenção aos cuidados – recomenda a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel.
Nesta retomada, os postos não estarão mais vacinando em horário estendido e, sim, de acordo com as salas de vacinas de cada posto. Ainda é necessário levar comprovante de residência para conseguir a vacina e atestado médico para o caso de pessoas com doenças crônicas. A última contagem da secretaria municipal de Saúde apontou que 61,3 mil pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas. Ao total, 96,3 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários em Santa Maria.
As mulheres que recém ganharam bebê e os profissionais da saúde são os que mais se vacinaram até o momento, com índices acima dos 74%. Em Santa Maria são 10 casos de gripe A notificados à Superintendência de Vigilância em Saúde, um resultado foi positivo, dois negativos e outros sete seguem em investigação no Laboratório Central do Estado (Lacen).
Além disso, nesta sexta-feira, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac emitiu comunicado a pais de uma turma da 6ª série, que uma menina da turma foi diagnosticada com Gripe A.