Cerca de 100 mil pessoas devem passar pela Igreja de São Jorge a partir desta quinta-feira, dia 21 de abril, até o próximo domingo, dia 24. O dia do santo é 23 de abril.
Veja a programação de festas na igreja do santo, que, na Capital, fica na Avenida Bento Gonçalves, 2.940, no Bairro Partenon:
Dia 21 de abril
19h30min: após uma missa na Paróquia São Judas Tadeu (Rua Juarez Távora, 171), na Vila João Pessoa, cerca de 15 mil pessoas devem participar da Procissão Luminosa com a imagem de São Jorge, que culminará na igreja do santo, ao lado do Viaduto São Jorge.
Dia 22 de abril
18h30min: missa na Paróquia São Jorge em homenagem ao vereador Professor Garcia, que está hospitalizado, pela sua obra de apoio e presença naquela comunidade.
Dia 23 de abril
6h às 14h: no dia do santo, missa de hora em hora.
14h: a imagem será levada ao pátio do Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde haverá missa campal presidida pelo bispo de Bagé, Dom Gilio Felicio, que é o primeiro bispo negro do Rio Grande do Sul e tem experiência de diálogo com as religiões de matriz afro.
Após a missa das 14h: procissão pela ruas do Bairro Partenon.
Dia 24 de abril
Festejos na igreja São Jorge e visitação à imagem do santo durante todo o dia.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge rogai por nós.
Quem é ele
São Jorge, o Santo Guerreiro, nasceu em 280 d.C., na antiga Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Aos 18 anos, ele ingressou no exército romano e logo alcançou um alto posto na instituição. Mas, por ser cristão e se recusar a negar sua fé, morreu decapitado aos 23 anos, por ordem do Imperador Diocleciano.
Nas religiões afro, Ogum é o guerreiro vencedor de dificuldades, destruindo inimigos com a sua espada e abrindo os caminhos para aqueles que querem vencer pela paz, pelo amor e pelo respeito.