O skatista Evandro Schenato, 50 anos, morto em acidente quando praticava downhill, em Caxias, será sepultado às 16h desta sexta-feira no Cemitério Parque. O velório ocorre na Sala A das Novas Capelas São Francisco.
Praticante da modalidade downhill, Schenato morreu no final da manhã de quinta-feira. Conforme a Polícia Civil, ele estava na companhia de outros quatro esportistas quando perdeu o controle do skate na descida de uma ladeira, numa velocidade estimada de 80 km/h, por volta das 11h30min.
Schenato, que integrava a International Downhill Federation (IDF) - entidade com membros de diversos países que organiza campeonatos internacionais -, bateu a cabeça no chão e sofreu traumatismo craniano. Ele foi arrastado por quase 50 metros, recebeu atendimento médico no local, mas não resistiu ao impacto.
Leia mais:
Projeto proíbe uso de bicicletas, patins e skate em parques de cidade da Serra
Prefeito veta projeto que proibiria skate em parques de Flores da Cunha
O acidente ocorreu na estrada Água Azul, que liga os distritos de Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piai, no interior de Caxias. Em depoimento à polícia, uma testemunha que estava atrás do grupo, em um automóvel, relatou que Schenato tocou em outro skatista e, por isso, se desequilibrou.
Em outubro de 2015, Schenato participou da etapa do campeonato mundial da IDF em Águas de Lindóia (SP), onde ficou em oitavo lugar na categoria Master. Na ocasião, ele havia sofrido outro acidente e não pode terminar a competição porque se machucou.
No downhill, disputado em ladeiras de diferentes comprimentos, o objetivo é percorrer os trechos o mais rápido possível. Conforme a polícia, a vítima aproveitava o feriado de Tiradentes para treinar com o grupo de amigos. Ninguém mais ficou ferido.