A rotina de alunos da Escola Imaculada Conceição, em Cambará do Sul, ainda sofre interferência dos estragos causados por um temporal que destelhou parte do prédio em setembro de 2015. Quatro salas de aula estão interditadas há sete meses e, por enquanto, sem projeção de serem reativadas. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo a diretora da escola, Vera Wobetto Silva, a comunidade escolar reuniu recursos para fazer um telhado provisório e evitar maior degradação do prédio. Mas isso não dá condições para que os alunos utilizem os espaços. Por isso, turmas estão alocadas na biblioteca, no salão de material e no laboratório. Outra alternativa foi fazer turmas maiores.
- Estamos com mais de 40 alunos nas salas de aula - conta a diretora.
De acordo com a diretora, está prevista a troca de todo o telhado da escola e a projeção era que as obras iniciassem em janeiro e fossem concluídas até março. A reforma está travada por causa de problemas burocráticos.
A Secretaria da Educação informou que a empresa que venceu a licitação para as obras foi desclassificada porque, na entrega de documentação, não comprovou ter habilitação técnica para o trabalho. Assim, a segunda colocada teve de ser chamada e está em fase de contratação. Enquanto isso, uma solução temporária seria a destinação de salas modulares.
De acordo com a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Janice Moraes, a projeção era que elas chegassem no início de abril. Segundo a Secretaria da Educação, a licitação para a escola não chegou a ser feita. Isso porque o governo do Estado verificou, em outros processos licitatórios, que os preços apresentados pelas empresas estavam acima do esperado. Diante da situação, decidiu fazer uma ata de registro de preço. A secretaria da Educação diz que o objetivo é garantir um preço justo, evitando o superfaturamento.
A escola Imaculada Conceição é a única de Ensino Médio de Cambará do Sul atende a 539 estudantes e funciona em três turnos.
Prejuízo
Sete meses após temporal, escola de Cambará do Sul segue com salas interditadas
Obras na escola Imaculada Conceição, em Cambará do Sul, ainda não começaram por causa de problemas na licitação
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project