Para muita gente, voltar a mexer nas roupas de inverno é um pesadelo. Exiladas no fundo do guarda-roupas há meses, blusões, moletons e cobertas em geral viraram lar de um inimigo que, em maior ou menos grau, causa desconforto: o ácaro, aracnídeo de proporções microscópicas.
– A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal que atinge aproximadamente 30% da população. O principal desencadeador das crises são os ácaros, que se alimentam da descamação da pele. E os locais preferidos deles são ambientes quentes, úmidos e com pouca luz – explica o médico otorrinolaringologista Afonso Mariante.
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal que atinge aproximadamente 30% da população. O principal desencadeador das crises são os ácaros, que se alimentam da descamação da pele. E os locais preferidos deles são ambientes quentes, úmidos e com pouca luz – explica o médico otorrinolaringologista Afonso Mariante.
Leia mais:
Doação de sangue: saiba o que é preciso e onde doar em Porto Alegre
Viamão oferece atividade física orientada gratuita nos bairros
É por isso que tirar do armário e sair usando pode causar reações que podem chegar a uma crise respiratória. Essas doenças, já acentuadas com a baixa temperatura, ganham um estimulante a mais com o pó. O segredo para evitar isso é planejamento.
Leia mais notícias na seção DG Ajuda Você
Baixa temperatura acentua doenças alérgicas durante o inverno– Tem de tirar do armário com antecedência antes do uso, principalmente se não foi guardada em sacos plásticos fechados. Colocar no sol é o primeiro passo – diz o médico otorrinolaringologista Olavo Mion, presidente da Sociedade Brasileira de Rinologia. Como inimigo natural dos ácaros, o sol vai obrigá-los a sair do tecido ou matá-los com o calor. Só aí, o dono da coberta já deve ter uma noite mais confortável.
A lavagem é indicada para completar o serviço, assim como mergulhar a peça em água quente para dar o golpe final dos ácaros. Agora, sem cuidar da casa as crises podem retornar. É preciso manter a residência arejada, limpar o chão e os móveis com pano úmido e virar o colchão a cada 15 dias.
Leia as últimas notícias
Curta nossa página no Facebook
* Diário Gaúcho