Médicos e especialistas já esclareceram que não há motivo para pânico, mas a procura por vacinas da gripe parece só aumentar em Santa Maria. Na manhã desta terça-feira, uma longa fila tomava conta da fachada do prédio, na Avenida Presidente Vargas, onde funciona a Multivacin, única clínica da cidade com doses disponíveis.
"Não há qualquer motivo para pânico", diz pediatra sobre a gripe A
Por volta das 8h30min, pelo menos 200 pessoas aguardavam por uma ficha para receber a dose. Ao todo, devem ser distribuídas 400 fichas nesta terça-feira. O valor da dose é de R$ 100.
Quais os sintomas da gripe H1N1 e o que é preciso saber sobre a vacina
Um dos fatores que têm movimentado as clínicas de vacinação foi o comunicado do Colégio Marista Santa Maria de que três alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais, além de uma professora, poderiam estar com gripe A. A direção afirma que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas, que as aulas não serão suspensas e que as quatro pessoas estão afastadas para tratamento.
VÍDEO: médico de Santa Maria esclarece dúvidas sobre a gripe A
A superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, disse que não há casos confirmados na cidade e que não recebeu do Laboratório Central do Estado (Lacen) nenhuma notificação de casos suspeitos:
- Soubemos que as crianças fizeram exames em laboratórios particulares. Vamos iniciar a investigação epidemiológica. Estamos ligando para todos, para verificar os exames.
Cerca de 53 mil pessoas dos grupos de risco devem ter direito à vacina gratuita na cidade.