Cerca de 350 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma fazenda em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, por volta das 5h desta terça-feira.
O grupo se instalou na fazenda Tio Faustino, que, segundo o MST, está abandonada há mais de oito anos e seus 600 hectares estão "improdutivos" – de acordo com o Incra, o local está em processo de desapropriação e tem 399,4 hectares. A fazenda fica localizada na Estrada Cruz das Almas, com acesso pela BR-290.
Leia mais:
"Golpismo não vai ter um dia de paz", diz coordenador nacional do MST
Manifestantes do MST bloqueiam estradas em 16 Estados e no DF
MST confirma mortes de integrantes após confronto com a polícia no Paraná
O grupo é formado por sem-terra que estavam acampados nos municípios de Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul. Eles reivindicam que seja feita "reforma agrária no local e para que as famílias que não têm onde morar e produzir seus alimentos possam ter melhores condições de vida", disse a dirigente estadual do MST, Aida Teixeira, em nota.
Os ocupantes também lembram os 20 anos do chamado "Massacre de Eldorado dos Carajás", que terminou com a morte de 19 sem-terra no Pará, ocorrido em abril de 1996 e conferindo o apelido de "abril vermelho" ao mês.